Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11625
Título: FlexLoadGenerator - Um Framework para Apoiar o Desenvolvimento de Ferramentas Voltadas a Estudos de Avaliação de Desempenho e Dependabilidade
Autor(es): SOUZA, Débora Stefani Lima de
Palavras-chave: avaliação de desempenho; dependabilidade; framework; carga de trabalho; injeção de falhas
Data do documento: 26-Ago-2013
Citação: SOUZA, Débora Stefani Lima de. FlexLoadGenerator: um framework para apoiar o desenvolvimento de ferramentas voltadas a estudos de avaliação de desempenho e dependabilidade. Recife, 2013. 142 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2013.
Resumo: Ao longo dos anos, sistemas computacionais em diversas áreas de conhecimento têm sido desenvolvidos e incorporados ao nosso cotidiano. Independente da etapa do ciclo de vida no qual o sistema se encontre é preciso preocupar-se com os requisitos de desempenho e dependabilidade dos serviços providos. Um dos métodos utilizados para estudos de desempenho é a medição de sistemas enquanto esses são submetidos aos diferentes níveis de carga possíveis. A aplicabilidade de tal técnica geralmente envolve o uso de programas de geração de carga sintética, que têm como intuito gerar eventos de carga de trabalho que simulem usuários requisitando serviços ao sistema. A carga de trabalho ocasionada por meio dessas ferramentas também pode contribuir para pesquisas de dependabilidade, visto que o uso de carga pode colaborar para revelar comportamentos não desejáveis e falhas não visualizadas anteriormente. O uso de carga sintética não é o único caminho a ser seguido para realizar estudos de dependabilidade. Ferramentas que geram situações de falha também podem ser empregadas para alcançar este objetivo. A diversidade de funções para as quais sistemas são desenvolvidos requer que ferramentas específicas sejam construídas para a realização de experimentos de desempenho ou de dependabilidade, mesmo que haja um conjunto de conceitos comuns entre ferramentas deste tipo. Neste contexto, este trabalho propõe um framework, implementado em Java, que engloba vários métodos que podem auxiliar no desenvolvimento de ferramentas geradoras de eventos de forma mais ágil e confiável. No decorrer desta pesquisa geradores de carga, para experimentos de desempenho, e geradores de eventos de falha e reparo, para experimentos de dependabilidade, foram concebidos com o auxílio do framework, atestando, assim, sua eficiência. Por fim, estudos de caso desenvolvidos a partir dos softwares geradores de eventos serão apresentados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11625
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Debora de Souza.pdf4,31 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons