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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1160
Título: Construção e Teste de um Modelo Teórico de Marketing de Relacionamento para o Setor de Educação
Autor(es): ANJOS NETO, Mário Rodrigues dos
Palavras-chave: Administração; Marketing de relacionamento; Educação - evasão escolar; Relacionamento
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Rodrigues dos Anjos Neto, Mário; Carvalho Benício de Mello, Sérgio. Construção e Teste de um Modelo Teórico de Marketing de Relacionamento para o Setor de Educação. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: A lealdade do aluno é um objetivo perseguido pelas escolas. Procurar identificar os fatores que influenciam o relacionamento com o estudante é um desafio para universidades, escolas e demais unidades de ensino que desejam controlar problemas como evasão escolar, e fortalecer os vínculos com seus consumidores finais. Embora exista um interesse crescente na literatura sobre a lealdade do estudante, parece não haver consenso sobre um modelo que explique este processo. O principal objetivo deste trabalho é examinar os antecedentes, mediadores e resultantes do relacionamento entre estudante e organização de ensino. Para atingir esta finalidade, foi desenvolvido e testado um modelo teórico, que retrata fatores considerados relevantes para a retenção do aluno na instituição. De modo geral, os resultados obtidos através da Modelagem de Equações Estruturais confirmam, isoladamente, 05 das 09 hipóteses estabelecidas a partir do modelo teórico proposto. Mais especificamente, os resultados indicam que benefícios de marca e comprometimento desempenham papéis preponderantes na relação entre o aluno e a instituição de ensino superior, influenciando significativamente a lealdade do estudante. Benefícios de marca e confiança mostraram-se importantes antecedentes do comprometimento. Por fim, a qualidade percebida mostrou-se ainda um relevante antecedente da confiança. Implicações acadêmicas e gerenciais são então discutidas, bem como limitações do estudo e sugestões de temas para futuras pesquisas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1160
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

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