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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11584
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Prudêncio, Ricardo Bastos Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Sousa, Arthur Fernandes Minduca de | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-10T11:54:25Z | - |
dc.date.available | 2015-03-10T11:54:25Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-29 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Arthur Fernandes Minduca de. Seleção ativa de exemplos de treinamento para meta-aprendizado. Recife, 2013. 72 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11584 | - |
dc.description.abstract | Várias abordagens têm sido aplicadas à tarefa de seleção de algoritmos. Nesse contexto, Meta-Aprendizado surge como uma abordagem eficiente para predizer o desempenho de algoritmos adotando uma estratégia supervisionada. Os exemplos de treinamento de Meta-Aprendizado (ou meta-exemplos) são construídos a partir de um repositório de instâncias de problemas (como, por exemplo, um repositório de bases de dados de classificação). Cada meta-exemplo armazena características descritivas de uma instância de problema e um rótulo indicando o melhor algoritmo para o problema (empiricamente identificado entre um conjunto de algoritmos candidatos). Os melhores algoritmos para novos problemas podem ser preditos se baseando apenas em suas características descritivas, sem a necessidade de qualquer avaliação empírica adicional dos algoritmos candidatos. Apesar dos resultados Meta-Aprendizado requererem a implementação de um número suficiente de instâncias de problemas para produzir um conjunto rico de meta-exemplos. Abordagens recentes para gerar conjuntos de dados sintéticos ou manipulado foram adotados com sucesso no contexto de Meta-Aprendizado. Essas propostas incluem a abordagem de Datasetoids, que é uma técnica simples de manipulação de dados que permite a geração de novos conjuntos de dados a partir de bases existentes. Apesar dessas propostas produzirem dados relevantes para Meta-Aprendizado, eles podem eventualmente produzir instâncias de problemas redundantes ou até mesmo irrelevantes. Meta-Aprendizado Ativo surge nesse contexto para selecionar somente as instâncias mais informativas para a geração de meta-exemplos. Neste trabalho, investigamos o uso de Meta- Aprendizado Ativo combinado com Datasetoids, focando no uso do algoritmo Random forest em Meta-Aprendizado. Para selecionar as instâncias de problemas, implementamos um critério de incerteza baseado em entropia, específico para o Random forest. Também investigamos o uso de uma técnica de detecção de outliers a fim de remover a priori os problemas considerados outliers, objetivando melhorar o desempenho dos métodos de Aprendizagem Ativa. Nossos experimentos revelaram uma melhora no desempenho do Meta-Aprendizado e uma redução no custo computacional para a geração de meta-exemplos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Meta-Aprendizado | pt_BR |
dc.subject | Seleção de Algoritmos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Ativa | pt_BR |
dc.subject | Uncertainty Sampling | pt_BR |
dc.subject | Detecção de Outliers | pt_BR |
dc.title | Seleção Ativa de Exemplos de Treinamento para Meta-Aprendizado | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Dissertaçao Arthur Minduca.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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