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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPrudêncio, Ricardo Bastos Cavalcante -
dc.contributor.authorSousa, Arthur Fernandes Minduca de-
dc.date.accessioned2015-03-10T11:54:25Z-
dc.date.available2015-03-10T11:54:25Z-
dc.date.issued2013-07-29-
dc.identifier.citationSOUSA, Arthur Fernandes Minduca de. Seleção ativa de exemplos de treinamento para meta-aprendizado. Recife, 2013. 72 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11584-
dc.description.abstractVárias abordagens têm sido aplicadas à tarefa de seleção de algoritmos. Nesse contexto, Meta-Aprendizado surge como uma abordagem eficiente para predizer o desempenho de algoritmos adotando uma estratégia supervisionada. Os exemplos de treinamento de Meta-Aprendizado (ou meta-exemplos) são construídos a partir de um repositório de instâncias de problemas (como, por exemplo, um repositório de bases de dados de classificação). Cada meta-exemplo armazena características descritivas de uma instância de problema e um rótulo indicando o melhor algoritmo para o problema (empiricamente identificado entre um conjunto de algoritmos candidatos). Os melhores algoritmos para novos problemas podem ser preditos se baseando apenas em suas características descritivas, sem a necessidade de qualquer avaliação empírica adicional dos algoritmos candidatos. Apesar dos resultados Meta-Aprendizado requererem a implementação de um número suficiente de instâncias de problemas para produzir um conjunto rico de meta-exemplos. Abordagens recentes para gerar conjuntos de dados sintéticos ou manipulado foram adotados com sucesso no contexto de Meta-Aprendizado. Essas propostas incluem a abordagem de Datasetoids, que é uma técnica simples de manipulação de dados que permite a geração de novos conjuntos de dados a partir de bases existentes. Apesar dessas propostas produzirem dados relevantes para Meta-Aprendizado, eles podem eventualmente produzir instâncias de problemas redundantes ou até mesmo irrelevantes. Meta-Aprendizado Ativo surge nesse contexto para selecionar somente as instâncias mais informativas para a geração de meta-exemplos. Neste trabalho, investigamos o uso de Meta- Aprendizado Ativo combinado com Datasetoids, focando no uso do algoritmo Random forest em Meta-Aprendizado. Para selecionar as instâncias de problemas, implementamos um critério de incerteza baseado em entropia, específico para o Random forest. Também investigamos o uso de uma técnica de detecção de outliers a fim de remover a priori os problemas considerados outliers, objetivando melhorar o desempenho dos métodos de Aprendizagem Ativa. Nossos experimentos revelaram uma melhora no desempenho do Meta-Aprendizado e uma redução no custo computacional para a geração de meta-exemplos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMeta-Aprendizadopt_BR
dc.subjectSeleção de Algoritmospt_BR
dc.subjectAprendizagem Ativapt_BR
dc.subjectUncertainty Samplingpt_BR
dc.subjectDetecção de Outlierspt_BR
dc.titleSeleção Ativa de Exemplos de Treinamento para Meta-Aprendizadopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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