Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11530
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Ermelinda Maria Araújo | - |
dc.contributor.author | Ramos, Thiago Corrêa | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-09T17:54:18Z | - |
dc.date.available | 2015-03-09T17:54:18Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11530 | - |
dc.description.abstract | Como os gêneros textuais, a criação literária também tende a se ajustar às especificidades de permanência e transmissão apresentadas pelos suportes, sejam eles a voz, a parede de uma caverna, o livro ou a tela de computador. Seguindo pela perspectiva de analisar as relações entre a mensagem e o seu meio, esta dissertação se propõe a estudar os efeitos da internet nas narrativas literárias criadas e veiculadas no ambiente digital, com foco específico na produção brasileira. A partir de um panorama que envolve o fenômeno dos e-mails apócrifos, dos blogs, da formação de coletivos literários e do Twitter; faz-se o contraponto entre as influências que essas narrativas receberam da cultura impressa e as suas estratégias para se adaptar ao meio digital. O trabalho ainda contempla dois estudos de caso: o do romance policial Os anjos de Badaró e a da narrativa hipertextual Tristessa. Escrito ao vivo pelo escritor Mario Prata em 2000, numa experiência que foi acompanhada on-line por mais de 400 mil internautas, Os anjos de Badaró problematiza questões inerentes à arte literária no ambiente virtual, a exemplo da noção de obra como processo, da possibilidade de interação, das implicações à figura do autor, da transformação da escrita como evento e da capacidade de mobilização social da internet. Já na análise de Tristessa, escrita por Marco Antonio Pajola, discute-se os efeitos do hipertexto na narrativa, como a autoria, a participação do leitor nos rumos da história e a noção de obra acabada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Narrativa digital | pt_BR |
dc.subject | Literatura eletrônica | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Os anjos de Badaró | pt_BR |
dc.subject | Tristessa | pt_BR |
dc.title | A literatura brasileira na internet: implicações do digital na narrativa | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertaçao Thiago Correa Ramos.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons