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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1147
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rodrigues Oliveira, Rezilda | pt_BR |
dc.contributor.author | de Lira Almeida, Simone | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:07:57Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T15:07:57Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.citation | de Lira Almeida, Simone; Rodrigues Oliveira, Rezilda. Responsabilidade social corporativa e capital social: o caso da Escola de Voluntários da Celpe na visão de seus stakeholders. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1147 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação buscou identificar os motivos que levaram a Celpe a adotar ações de responsabilidade social corporativa e se tais ações podem ser apontadas como fontes e manifestações de capital social gerado no contexto organizacional, segundo a ótica de alguns de seus stakeholders mais relevantes. Elaborou-se um estudo de caso focalizando a passagem de práticas filantrópicas para aquelas nascidas com a criação da Unidade de Responsabilidade Social da empresa e o que melhor caracterizasse tais ações. Selecionou-se a Escola de Voluntários da Celpe conforme os critérios sugeridos por Melo Neto e Froes (2002, p. 58). A pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando-se a análise de conteúdo no exame dos dados coletados mediante entrevistas semi-estruturadas, pesquisa documental e observação assistemática. Como resultado, identificou-se a existência de participação cívica entre os voluntários e a definição de papéis, regras, procedimentos e novos relacionamentos, que facilitaram a mobilização do capital social observada na estruturação e funcionamento da Escola de Voluntários da Celpe. Quanto ao aspecto cognitivo, o capital social apresentou-se mais desenvolvido nas pequenas equipes do que no grupo de voluntários em sua totalidade. Nos relatos dos entrevistados, destacam-se confiança, solidariedade, cooperação e generosidade como valores evidenciados nas situações vividas por voluntários de um mesmo curso. Conclui-se que houve ampliação do conceito de responsabilidade social concomitante com a emergência de capital social. Pelos benefícios acarretados para todos os stakeholders envolvidos − empregados, empresa e comunidade −, nessa fase de pós-privatização, muito deve ser investido, ainda, para a consolidação de uma cultura cidadã na Celpe | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Responsabilidade social | pt_BR |
dc.subject | Capital social organizacional | pt_BR |
dc.subject | Voluntariado empresarial | pt_BR |
dc.title | Responsabilidade social corporativa e capital social: o caso da Escola de Voluntários da Celpe na visão de seus stakeholders | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Administração |
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