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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11438
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | ARCOVERDE, Ana Cristina Brito | |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Clara Martins do | |
dc.date.accessioned | 2015-03-09T13:45:56Z | |
dc.date.available | 2015-03-09T13:45:56Z | |
dc.date.issued | 2013-03-13 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Clara Martins do. Assistência estudantil e contrarreforma universitária no anos 2000. Recife, 2013. 158 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Serviço Social, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11438 | |
dc.description.abstract | Essa pesquisa objetiva apreender as principais determinações que conformam a expansão da assistência estudantil nos anos 2000. A ênfase no discurso da democratização demarca uma nova fase de contrarreformas implementadas nas IFES sob a gestão petista do ex-presidente Lula da Silva (2003-2010). A assistência estudantil inicia sua fase expansionista a partir da aprovação do Plano Nacional de Assistência Estudantil/PNA, no ano de 2007, no rastro da institucionalização do REUNI, em 2006, sendo uma das diretrizes deste programa. Nesta pesquisa, buscou-se responder a seguinte questão: quais os principais determinantes que conformam a expansão da assistência estudantil no contexto da contrarreforma universitária dos anos 2000? A hipótese construída é a de que a expansão da assistência estudantil nas IFES é determinada pela funcionalidade da assistência estudantil (restritiva) às propostas contrarreformistas que estão sendo definidas pela agenda governamental, tendo em vista a construção do modelo de universidade operacional. No trajeto de pesquisa, buscou-se identificar as particularidades da contrarreforma universitária dos anos 2000 e analisar os nexos existentes entre a expansão da assistência estudantil e as propostas do REUNI e o do Novo ENEM/SISU. A pesquisa realiza a análise crítica de dados secundários, referentes aos anos 2000, dispostos nos relatórios do MEC, nas legislações do REUNI e do Novo ENEM/SISU, na regulamentação da assistência estudantil, nos discursos veiculados pelo MEC e pelo Fonaprace. Deste modo, sua natureza é qualitativa de caráter documental. Como resultados foram destacados os nexos existentes entre a expansão da assistência estudantil e: o controle das taxas de evasão e retenção nas IFES, a produtividade das vagas, a rotatividade dos estudantes, o discurso da democratização, confirmando a conexão existente entre a assistência estudantil e as propostas produtivistas da contrarreforma universitária dos anos 2000. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject | Contrarreforma universitária | pt_BR |
dc.subject | Democratização | pt_BR |
dc.title | Assistência estudantil e contrarreforma universitária nos anos 2000 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Serviço Social |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Dissertação - Clara Martins do Nascimento.pdf | 2,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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