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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Emanuela Souza -
dc.contributor.authorPerazzo, Sandra Maria Valdivino-
dc.date.accessioned2015-03-09T13:25:03Z-
dc.date.available2015-03-09T13:25:03Z-
dc.date.issued2013-02-25-
dc.identifier.citationPERAZZO, Sandra Maria Valdivino. Gestão de competência versus gestão por competência, IFPE: campus Recife/ reitoria (2008-2012). Recife, 2013. 178 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11416-
dc.description.abstractO Presente trabalho busca entender como vem se processando o aproveitamento dos potenciais humanos na Administração Pública Federal Direta, após a edição do Decreto nº 5.707/2006, que dispõe sobre a política de desenvolvimento de pessoal, com foco na Gestão por Competências, no intuito de contribuir para a reflexão e busca de soluções efetivas para essa problemática. Apresentam-se, neste contexto, os principais conceitos, princípios e práticas de Aprendizagem Organizacional como um meio de se tratar a questão da gestão de competências gerenciais a partir da especificidade de cada organização. Trata-se de uma pesquisa exploratória, desenvolvida no IFPE, Campus Recife e Reitoria. Os resultados destacam a importância das práticas informais e a necessidade de se estabelecer uma estratégia articulada, no que se refere à gestão de competências gerenciais. As experiências significativas relatadas pelos gestores entrevistados focalizam-se em práticas organizacionais e destaca-se a importância da construção de uma consciência social. Para tanto, buscou-se na literatura especializada, o conceito de competência e a sua aplicabilidade na administração pública por meio de “Estudo exploratório e descritivo”. Os sujeitos da pesquisa realizada foram os Pró-Reitores e os dirigentes do Campus Recife, e os dados foram coletados, através de aplicação de questionário. A análise dos dados foi feita de forma qualitativa, traçando-se uma relação entre as percepções dos públicos pesquisados, com o referencial teórico e as opiniões dos entrevistados, no âmbito da instituição, ressaltando-se a importância de se observarem as formas de atuação da Administração Pública, quanto ao gerenciamento de pessoas, a importância de se ter na gestão pública um sistema que busque nas pessoas a competência, não apenas técnico-teórico, mas a capacidade delas gerarem resultados dentro dos objetivos organizacionais. Comparando-se as informações advindas das Pesquisas Bibliográficas, com a realidade apresentada nas respostas aos questionários aplicados, constatou-se que, realmente, a deficiência da não aplicabilidade de todos os princípios inerentes à gestão por competência, está na falta de estrutura da Administração Pública, quanto ao sistema de gerenciamento de pessoas, além de fortes barreiras que a própria legislação coloca, ao encarar a realidade do quadro de pessoal do sistema público. De maneira conclusiva, este trabalho permite observar que, diante das constatações expostas no último capítulo do estudo, justifica-se a realização da pesquisa e a inquietação da autora acerca da verificação do processo de aproveitamento do efetivo potencial humano qualificado na atual Administração Pública Federal Direta, especificamente na Reitoria e Campus Recife do IFPE, em face da Gestão por Competências.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão de Pessoaspt_BR
dc.subjectGestão por competênciaspt_BR
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.titleGestão de competência versus gestão por competência, IFPE: Campus Recife/Reitoria (2008-2012)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMoraes, Sylvana Maria Brandão Aguiar de -
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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