Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11398
Title: Um assistente de recomendação sensível ao contexto para ambientes virtuais de aprendizagem baseados na metodologia da problematização
Authors: Gominho, Fausto José Feitosa Barbosa
Keywords: Contexto Computacional;Sistema de Recomendação;Metodologia da Problematização
Issue Date: 25-Aug-2014
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: No ensino tradicional, o aprendiz é tratado como um simples receptor e armazenador de informações, ficando a cargo do professor o papel de disseminar informações as quais o aprendiz tenta passivamente absorver e utilizar na resolução de problemas, muitas vezes incompatíveis com a realidade profissional. Diante deste cenário, o modelo de ensino tradicional aos poucos vem sendo substituído por novas tendências pedagógicas, as quais apontam para a necessidade de formação de um profissional capaz de transformar a realidade social do seu cotidiano. No contexto das novas tendências pedagógicas, a Metodologia da Problematização, tendo como referência o Método do Arco de Maguerez, oferece um caminho capaz de orientar a prática pedagógica de um educador, visando o pensamento crítico e criativo dos alunos. Junto a essas novas tendências, é cada vez maior o uso da tecnologia da informação e comunicação como suporte para oferecer ferramentas e conteúdos no domínio da educação. Visando auxiliar o aprendiz na utilização adequada destas ferramentas e o acesso a um conteúdo de acordo com o contexto do aprendiz, este trabalho apresenta um assistente de recomendação sensível ao contexto para ambientes virtuais de aprendizagem baseados na Metodologia da Problematização operacionalizada através do Arco de Maguerez. Um protótipo foi desenvolvido utilizando o framework CEManTIKA, que apoia o desenvolvimento de sistemas sensíveis ao contexto, e está integrado ao software educativo PenSAE, que utiliza a metodologia da problematização, com foco na aquisição de competências e habilidades necessárias à prática do processo de Enfermagem na atenção à saúde da criança menor de dois anos. Um estudo experimental preliminar, realizado com vinte estudantes de enfermagem, verificou a utilidade e a usabilidade do assistente proposto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11398
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Fausto José Feitosa Barbosa Gominho.pdfDissertação de mestrado3.16 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons