Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11396
Title: Uma análise da relação institucional entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Refinaria Abreu e Lima
Authors: SANTOS, Liliane Aparecida da Silva
Keywords: Burocracia; Estado; Economia dos Custos de Transação (ECT); Hélice Tríplice; Papéis de transformação industrial
Issue Date: 14-Feb-2013
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SANTOS, Liliane Aparecida da Silva. Uma análise da relação institucional entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Refinaria Abreu e Lima. Recife, 2013. 129 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas , Programa de Pós-graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste, 2013.
Abstract: A Região Nordeste do Brasil vem apresentando índices de crescimento econômico superiores a média brasileira. O estado de Pernambuco possui papel de destaque, devido ao Complexo Suape e a implantação da Refinaria Abreu e Lima. Nesse contexto, a universidade adquire importância por formar capital humano e disponibilizar suporte científico e tecnológico. O objetivo desse estudo é analisar a relação institucional entre a UFPE e a Refinaria Abreu e Lima na estruturação da indústria de refino de petróleo em Pernambuco, assumindo a hipótese de Evans (2004) para explicar o processo de transformação industrial: é a insuficiência de burocracia que prejudica o desenvolvimento e não sua prevalência. Os objetivos específicos são analisar que papel de transformação industrial, com base em Evans (2004) orienta a relação entre a UFPE e a Refinaria Abreu e Lima na estruturação da indústria de refino de petróleo em Pernambuco e como a presença da burocracia, que orienta essa relação, contribui para o desenvolvimento dessa indústria. A fundamentação teórica abrange os conceitos de Estado e Burocracia, desenvolvimento econômico, produtividade, produção de conhecimento, atuação da instituição universidade, economia dos custos de transação (ECT) e os papéis de transformação industrial de Evans (2004). Posteriormente, será explanada a metodologia de Análise Argumentativa. Os resultados demonstram que a atuação da UFPE é vista nos papéis de transformação industrial demiurgo e pastor. A relação estabelecida entre a UFPE, a Refinaria Abreu e Lima e o Governo do Estado de Pernambuco caracteriza uma Hélice Tríplice, conforme Etzkowitz (2009). Essa relação é vista de forma positiva pelos partícipes e reforçou-se a importância da universidade na formação de recursos humanos e na atuação em P&D. Apesar desses aspectos, foram apontadas a falta de apoio institucional interno na UFPE e as dificuldades em alinhar as necessidades de equipamentos do corpo docente com as demandas de P&D da indústria, o que tem gerado comportamentos oportunistas e tornado imprescindíveis mecanismos de governança. Evidenciou-se, ainda, a importância da adoção pela UFPE de um modelo de gestão com maior participação dos centros acadêmicos e a descentralização na tomada de decisões. Com a adoção de mecanismos burocráticos que adeque seus meios (cursos de graduação e pós-graduação, laboratórios de pesquisa) aos objetivos pretendidos (apoiar a estruturação da indústria de refino de petróleo) a UFPE garantiria a máxima eficiência na relação institucional com a Refinaria Abreu e Lima.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11396
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Liliane Aparecida.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons