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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11387
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARQUES, Denilson Bezerra | |
dc.contributor.author | BIAGINI, Liane | |
dc.date.accessioned | 2015-03-09T12:57:04Z | |
dc.date.available | 2015-03-09T12:57:04Z | |
dc.date.issued | 2013-01-31 | |
dc.identifier.citation | BIAGINI, Liane. As ouvidorias públicas nas instituições de ensino superior: a experiência da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2013. 171 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11387 | |
dc.description.abstract | Com a chegada da democracia no Brasil, novas perspectivas surgem, dentre elas, as ouvidorias. Não fugindo a este contexto, as ouvidorias públicas nas Instituições de Ensino Superior também aparecem como um reflexo característico de países democráticos. O papel delas rondam questões como, controle social, transparência e ética, fazendo com que desempenhem um papel relevante na sociedade. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com Ouvidorias desde o ano 2000, decide instituir em 2012 a Ouvidoria-Geral, ficando esta responsável pela coordenação de todas as ouvidorias. O objetivo desta pesquisa foi analisar como a estrutura das Ouvidorias integra-se ao contexto institucional da Universidade Federal de Pernambuco; propondo, para tanto, uma abordagem aos temas fato administrativo e ação administrativa, tratados pelo sociólogo Alberto Guerreiro Ramos. Esta pesquisa é voltada para o âmbito da gestão estratégica das organizações públicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza como método a análise de conteúdo. A pesquisa de campo é realizada na UFPE e investiga, por meio de entrevista, os Ouvidores desta organização. Para a análise desta pesquisa, os dados foram classificados em três grandes eixos, onde se observou primeiramente o entendimento dos ouvidores acerca de ouvidoria, contextualizando não apenas em torno de conceitos como ferramenta de gestão e democracia, mas também a sua importância para os stakeholders e as organizações. Identificou-se a disposição das Ouvidorias nas dimensões apresentadas pelo fato administrativo, envolvendo todos os seus elementos. Por fim, foi possível conhecer qual racionalidade orienta a ação administrativa das Ouvidorias, abrangendo os aspectos das racionalidades e das éticas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ação Administrativa | pt_BR |
dc.subject | Ética e Racionalidade | pt_BR |
dc.subject | Fato Administrativo | pt_BR |
dc.subject | Ouvidoria nas Instituições de Ensino Superior (IES) | pt_BR |
dc.subject | Ouvidoria Pública | pt_BR |
dc.title | As ouvidorias públicas nas instituições de ensino superior: a experiência da Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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dissertacao_liane_biagini.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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