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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11386
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Monteiro, Circe M. G. | - |
dc.contributor.author | Costa Filho, Lourival Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-09T12:56:42Z | - |
dc.date.available | 2015-03-09T12:56:42Z | - |
dc.date.issued | 2012-10-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11386 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa considera os anúncios da mídia exterior combinados em massa na paisagem urbana, ou seja, a paisagem urbana midiática. Defende a tese de que, fugindo a lugares comuns e velhos clichês, esse tipo de paisagem é também comunicação informativa, persuasiva e apreciativa. Adota princípios da Estética Ambiental e das Representações Sociais de Moscovici como bases teóricas para captar conceitos e representações que diferentes subgrupos de usuários da Região Metropolitana do Recife têm da paisagem urbana midiática. Pretende-se especificamente explorar os principais conceitos que esses diferentes subgrupos utilizam para avaliar a paisagem urbana midiática; verificar a aderência de categorias da paisagem urbana midiática na avaliação de sua qualidade visual percebida; avaliar em que medida essas categorias são compartilhadas por esses diferentes subgrupos abordados. Para tal, utiliza a Teoria das Facetas e o Sistema de Classificações Múltiplas no desenho da investigação e, principalmente, a técnica multidimensional de Análise da Estrutura de Similaridade (SSA) para análise dos dados. As evidências empíricas mostraram que a intensidade da informação é considerada como critério primordial para avaliação da paisagem urbana midiática; que as categorias ou facetas de intensidade do contraste e da diversidade, bem como de proximidade espacial com as cenas são consistentes para a avaliação desse tipo de paisagem e, finalmente, que o perfil dos habitantes diverge do perfil dos comerciantes/prestadores de serviço, arquitetos/urbanistas e designers/publicitários quanto a avaliação da qualidade visual percebida nas cenas, havendo consenso entre esses quatro subgrupos no que diz respeito à proximidade espacial com as cenas observadas. Há, portanto, uma representação polêmica dos habitantes que quebra o paradigma de uma representação hegemônica da noção ideal dos códigos e posturas municipais sobre a qualidade visual da paisagem urbana midiática. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Paisagem urbana | pt_BR |
dc.subject | Mídia exterior | pt_BR |
dc.subject | Paisagem urbana midiática | pt_BR |
dc.title | Midiápolis: comunicação, persuasão e sedução da paisagem urbana midiática | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese Lourival Lopes Costa Filho.pdf | 7,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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