Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1133

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFernando Araújo de Moraes, Walter pt_BR
dc.contributor.authorSampaio Diniz, Georgept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:07:52Z-
dc.date.available2014-06-12T15:07:52Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationSampaio Diniz, George; Fernando Araújo de Moraes, Walter. Vantagem Competitiva em Faculdades Particulares Análise de Três Casos de Sucesso em Cursos de Administração. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1133-
dc.description.abstractO estudo tem por objetivo analisar o conceito de vantagem competitiva sustentável, baseado na teoria de RBV (Resource Based View), contemplando o rent acadêmico como um fator de medida do retorno conquistado acima da média do mercado das instituições de ensino superior pesquisadas. Dessa forma, a pesquisa fundamentou-se num estudo multicasos realizado nos cursos de Administração da Faculdade Ruy Barbosa (Bahia), da Escola Superior de Propaganda e Marketing e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (estas últimas instituições do Rio de Janeiro). A metodologia aplicada incluiu entrevistas semi-estruturadas. Participaram das seções de entrevistas o diretor acadêmico, o coordenador do curso de Administração, professores e alunos concluintes. A metodologia adotada para a coleta e análise de dados foi qualitativa e exploratória, pelo fato de as investigações realizadas terem como objeto principal de estudo buscar o entendimento de interesses subjacentes. As ações estratégicas utilizadas para conquistar o diferencial competitivo exigem que os ativos das instituições sejam altamente específicos. Vale destacar que o recurso sozinho não torna a empresa competitiva. As instituições analisadas mostram que, para se tornarem competitivas, investiram no desenvolvimento de recursos internos que, quando reunidos de forma integrada, passaram a ser heterogêneos e difíceis de imitar, criando, dessa forma, os limites de competição ex ante e ex post, ambos capazes de manter o posicionamento competitivo e impedir a corrosão da competitividade da instituiçãopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministração de empresas Faculdades privadaspt_BR
dc.subjectEnsino superior Recursos competitivos Teoria da Visão Baseada em Recursos (RBV) Análisept_BR
dc.subjectFaculdades privadas Vantagens competitivas sustentáveispt_BR
dc.subjectCursos de Administração Avaliação de sucessopt_BR
dc.subjectExame Nacional de Cursos (Provão) Avaliação ¨Conceitopt_BR
dc.titleVantagem Competitiva em Faculdades Particulares Análise de Três Casos de Sucesso em Cursos de Administraçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo1593_1.pdf78,12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons