Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11321
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rocha, Maria Eduarda da Mota | - |
dc.contributor.author | Malvezzi, Amarildo Muniz | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-06T19:10:16Z | - |
dc.date.available | 2015-03-06T19:10:16Z | - |
dc.date.issued | 2014-01-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11321 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho dedica-se a investigar, teoricamente, as razões pelas quais Theodor Adorno defende a arte hermética, partindo de seus diagnósticos sobre os problemas centrais da modernidade. Para alcançar este propósito, implementar-se-á uma leitura estética da indústria cultural, mostrando em que medida a dimensão estética foi instrumentalizada e passou a servir aos propósitos da racionalidade instrumental. Consequentemente, investigaremos como o gosto, sagrado à estética do século XVIII, é capturado pela lógica da racionalidade instrumental. Todavia, mostrar-se-á, igualmente, em que medida o gosto é importante para a estética e, por consequência, como Adorno teve de proceder para mantê-lo, de algum modo. Para isso, defender-se-á a ideia de que a sua Teoria Estética subjaz uma dialética negativa do gosto. Após compreender em que medida a estética está a serviço da dominação e da manutenção dos sujeitos em um estado heterônomo, passar-se-á à análise dos motivos pelos quais Adorno defenderia, segundo os elementos de sua própria teoria, a arte hermética e em que medida. A linha que une a defesa da arte hermética, a crítica do gosto, a leitura estética da indústria cultural e a exposição das contradições modernas é a questão da emancipação. Mas ela será lida dentro de uma esfera privilegiada para Adorno: a estética. Desta forma, expor-se-á em que medida a maioridade estética é um modelo de emancipação social, assim como o seu contrário está ligado à dominação social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Theodor Adorno | pt_BR |
dc.subject | Maioridade Estética | pt_BR |
dc.subject | Arte Hermética | pt_BR |
dc.subject | Crítica do Gosto | pt_BR |
dc.subject | Dialética Negativa do Gosto | pt_BR |
dc.subject | Indústria Cultural | pt_BR |
dc.title | Maioridade estética em Theodor Adorno: da dialética negativa do gosto à defesa da arte hermética | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Amarildo Muniz Malvezzi.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons