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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1131
Title: Amo Muito Tudo Isso: O relacionamento marca-consumidor sob o enfoque da fenomenologia clarificadora de Edmund Husserl
Authors: FONSECA, Francisco Ricardo Bezerra
Keywords: Relacionamento interpessoal. Relacionamento parassocial;Relacionamento marca-consumidor;Fenomenologia clarificadora. Praticante reflexivo;Sócioconstrucionismo
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Ricardo Bezerra Fonseca, Francisco; Carvalho Benício de Mello, Sérgio. Amo Muito Tudo Isso: O relacionamento marca-consumidor sob o enfoque da fenomenologia clarificadora de Edmund Husserl. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: O relacionamento marca-consumidor é um fenômeno interpessoal construído de forma dialética-dialógica-discursiva entre parceiros. De fato, a relação é dialética por se constituir da síntese das interações dos discursos objetivados dialogicamente entre marca e consumidor. A intersubjetividade é presente no momento em que esse fenômeno ocorre num vivido partilhado pelos parceiros, os quais conjuntamente (ao se relacionarem) constroem um novo ser , ou seja, o nós . Esse ser não pode ser compreendido apenas como a soma de eus dos parceiros, posto que, o nós é composto pelas vozes da marca e do consumidor, assim como pelas demais vozes (i.e., eles ) que partilham de tal ser . A qualidade interpessoal, para um fenômeno que é em essência parassocial, emerge da consciência dos seres da marca de que, no cotidiano de vida do nós , eles simulam ser a personificação da marca para o consumidor. A Fenomenologia Clarificadora de Edmund Husserl, apoiada pela base epistemológica dos saberes provenientes da sociologia do conhecimento, relacionamento interpessoal e parassocial, praticante reflexivo, relacionamento marca-consumidor, teorias do animismo e literatura acerca da sociedade de consumo, propicia a clarificação do significado desse fenômeno sob o prisma da persona. O significado do fenômeno relacional marcaconsumidor foi captado por intermédio de entrevistas em profundidade com cinco gerentes da McDonalds. Após a redução fenomenológica, 404 temas foram integrados em seis entidades universais que revestem o significado do relacionamento clarificado: identidade, julgamento, confiança e comprometimento, desempenho, interação e afeto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1131
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

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