Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11253
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Emanoel de Souza | |
dc.contributor.author | BRANCO, Danyelle Karine Santos | |
dc.date.accessioned | 2015-03-06T17:53:13Z | |
dc.date.available | 2015-03-06T17:53:13Z | |
dc.date.issued | 2014-02-24 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11253 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como proposta analisar de que forma a implantação da Ferrovia Transnordestina poderia impactar na exportação de manga e uva dos produtores do Vale Submédio São Francisco, considerando a hipótese de que a ferrovia poderia reduzir os custos de transporte das fazendas até os Portos de Pecém e Suape. Para tal, foram feitas entrevistas estruturadas presenciais com alguns exportadores, de ambas as commodities, da Região, com o intuito de entender todo o processo de exportação das frutas, fatores que definem a escolha do Porto, assim como a movimentação e particularidades do mercado mundial das frutas em questão. Foram realizadas análises exploratórias de dados referentes a utilização dos Portos e períodos de janela de mercado. Após a análise, concluiu-se que a Ferrovia Transnosrdestina não terá impacto tão significativo para as exportações de manga e uva produzidas no Vale Submédio São Francisco, uma vez que, fatores como disponibilidade de navios, tempo reduzido de exportação e janelas de mercado restritas são essenciais na hora de o produtor decidir qual Porto será o portão de acesso das suas frutas ao mercado externo, tornado o uso de tal ferrovia restrito apenas ao Porto de Pecém. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Vale Submédio São Francisco | pt_BR |
dc.subject | Ferrovia Transnordestina | pt_BR |
dc.subject | Commodities | pt_BR |
dc.subject | Custo de transporte | pt_BR |
dc.title | Impactos da ferrovia Transnordestina na exportação de manga e uva do Vale Submédio São Francisco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Economia / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Danyelle Karine Branco.pdf | 770,55 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons