Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11247
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Roazzi, Antonio | - |
dc.contributor.author | Queiroz, Jacqueline Travassos de | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-06T17:44:21Z | - |
dc.date.available | 2015-03-06T17:44:21Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-31 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Jacqueline Travassos de. Uma Investigação sobre a natureza da relação entre consciência morfológica, leitura e escrita. Recife, 2012. 123f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Parnambuco. CFCH, Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva, Recife, 2012.. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11247 | - |
dc.description.abstract | Estudos em diversas áreas, como Educação, Linguística e Psicolinguística, focalizam aspectos da aquisição, desenvolvimento e uso da linguagem escrita, investigando os processos cognitivos da leitura e da escrita e as formas de intervenção no desenvolvimento dessas habilidades. A habilidade de refletir sobre a linguagem é chamada de metalinguagem. Entre as habilidades metalinguísticas, destacam-se a consciência morfológica, a consciência fonológica, a consciência sintática e a consciência metatextual. Essas diferentes habilidades apresentam contribuições singulares para o aprendizado da leitura e da escrita. Diversos estudos vêm apontando a importância da contribuição da consciência morfológica sobre o desenvolvimento da leitura e da escrita, sobretudo na língua inglesa. A consciência morfológica é a habilidade de refletir sobre os morfemas, menores unidades linguísticas que têm significado próprio. O presente estudo buscou investigar a relação entre a consciência morfológica e o desenvolvimento da leitura, da escrita e do vocabulário receptivo. Além desse objetivo geral, o presente estudo apresentou os seguintes objetivos específicos: a) Analisar qual é a natureza da relação entre a consciência morfológica e as habilidades de leitura (decodificação, compreensão de texto e fluência de leitura), escrita e vocabulário; b) Investigar a contribuição da consciência morfológica para o desenvolvimento da leitura e da escrita, independente da consciência fonológica; c) Investigar a contribuição da consciência morfológica para o desenvolvimento do vocabulário receptivo, independente da consciência fonológica; d) Analisar a relação das diferentes tarefas de consciência morfológica com a leitura (habilidade de decodificação, compreensão de texto e fluência de leitura), a escrita e o vocabulário. A amostra foi constituída por 90 crianças, alunos da 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental (3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de nove anos) regularmente matriculadas em escolas particulares localizadas na cidade de Recife. A amostra foi formada por três grupos de 30 crianças que foram distribuídos equitativamente de acordo com cada série e sexo. Todas as crianças foram solicitadas a responder as mesmas tarefas, independentemente da série em que estavam matriculadas. Os resultados mostraram um efeito preditivo da consciência morfológica em todas as variáveis de leitura, escrita e vocabulário avaliadas, assim como um efeito preditivo de habilidades de leitura e escrita para a consciência morfológica. Concluindo, quanto ao tipo de relação entre a consciência morfológica e as habilidades de leitura, escrita e do vocabulário receptivo, observamos uma relação de reciprocidade entre a consciência morfológica e as habilidades de escrita, compreensão de texto e a fluência de leitura de palavras infrequentes. Entre as outras habilidades investigadas, foi observada uma relação causal da consciência morfológica para a precisão de leitura, fluência de leitura de pseudopalavras e vocabulário. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq Capes | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Consciência morfológica | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Habilidades metalinguísticas | pt_BR |
dc.title | Uma investigação sobre a natureza da relação entre Consciência Morfológica, Leitura e Escrita | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Jacqueline Queiroz.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons