Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11247

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRoazzi, Antonio -
dc.contributor.authorQueiroz, Jacqueline Travassos de-
dc.date.accessioned2015-03-06T17:44:21Z-
dc.date.available2015-03-06T17:44:21Z-
dc.date.issued2012-01-31-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Jacqueline Travassos de. Uma Investigação sobre a natureza da relação entre consciência morfológica, leitura e escrita. Recife, 2012. 123f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Parnambuco. CFCH, Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva, Recife, 2012..pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11247-
dc.description.abstractEstudos em diversas áreas, como Educação, Linguística e Psicolinguística, focalizam aspectos da aquisição, desenvolvimento e uso da linguagem escrita, investigando os processos cognitivos da leitura e da escrita e as formas de intervenção no desenvolvimento dessas habilidades. A habilidade de refletir sobre a linguagem é chamada de metalinguagem. Entre as habilidades metalinguísticas, destacam-se a consciência morfológica, a consciência fonológica, a consciência sintática e a consciência metatextual. Essas diferentes habilidades apresentam contribuições singulares para o aprendizado da leitura e da escrita. Diversos estudos vêm apontando a importância da contribuição da consciência morfológica sobre o desenvolvimento da leitura e da escrita, sobretudo na língua inglesa. A consciência morfológica é a habilidade de refletir sobre os morfemas, menores unidades linguísticas que têm significado próprio. O presente estudo buscou investigar a relação entre a consciência morfológica e o desenvolvimento da leitura, da escrita e do vocabulário receptivo. Além desse objetivo geral, o presente estudo apresentou os seguintes objetivos específicos: a) Analisar qual é a natureza da relação entre a consciência morfológica e as habilidades de leitura (decodificação, compreensão de texto e fluência de leitura), escrita e vocabulário; b) Investigar a contribuição da consciência morfológica para o desenvolvimento da leitura e da escrita, independente da consciência fonológica; c) Investigar a contribuição da consciência morfológica para o desenvolvimento do vocabulário receptivo, independente da consciência fonológica; d) Analisar a relação das diferentes tarefas de consciência morfológica com a leitura (habilidade de decodificação, compreensão de texto e fluência de leitura), a escrita e o vocabulário. A amostra foi constituída por 90 crianças, alunos da 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental (3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de nove anos) regularmente matriculadas em escolas particulares localizadas na cidade de Recife. A amostra foi formada por três grupos de 30 crianças que foram distribuídos equitativamente de acordo com cada série e sexo. Todas as crianças foram solicitadas a responder as mesmas tarefas, independentemente da série em que estavam matriculadas. Os resultados mostraram um efeito preditivo da consciência morfológica em todas as variáveis de leitura, escrita e vocabulário avaliadas, assim como um efeito preditivo de habilidades de leitura e escrita para a consciência morfológica. Concluindo, quanto ao tipo de relação entre a consciência morfológica e as habilidades de leitura, escrita e do vocabulário receptivo, observamos uma relação de reciprocidade entre a consciência morfológica e as habilidades de escrita, compreensão de texto e a fluência de leitura de palavras infrequentes. Entre as outras habilidades investigadas, foi observada uma relação causal da consciência morfológica para a precisão de leitura, fluência de leitura de pseudopalavras e vocabulário.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq Capespt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsciência morfológicapt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectHabilidades metalinguísticaspt_BR
dc.titleUma investigação sobre a natureza da relação entre Consciência Morfológica, Leitura e Escritapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Jacqueline Queiroz.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons