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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1122
Título: Sistema de inovação baseado em conhecimento e o modelo tríplice hélice: a universidade na construção da vantagem competitiva do setor de tecnologia da informação de Pernambuco
Autor(es): ALBUQUERQUE, Synthia Barbosa de
Palavras-chave: Conhecimento;Economia baseada em conhecimento;Modelo Tripla Hélice de Relacionamento;Competitividade Local
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Barbosa de Albuquerque, Synthia; Antônio Sebastião Pellerin da Silva, Georges. Sistema de inovação baseado em conhecimento e o modelo tríplice hélice: a universidade na construção da vantagem competitiva do setor de tecnologia da informação de Pernambuco. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Conhecimento, tanto aquele atribuído ao senso comum como aquele identificado por técnico ou científico, é indispensável para que os indivíduos estabeleçam relações, integrando-se em um contexto social contemporâneo cada vez mais dinâmico e complexo. Temas recorrentes, vinculados ao desenvolvimento socioeconômico de um país, também estão intimamente ligados ao conhecimento nele produzido. Mais do que em qualquer outro momento histórico, a relação dominação/subordinação está ancorada ao conhecimento que uma determinada sociedade dispõe (RODRIGUES, 2001). Tendo essa problemática como pano de fundo, as discussões contidas nesta dissertação estão focadas na transferência do conhecimento gerado em centros de excelência em ensino e pesquisa, através da aproximação destes com a sociedade e com o mercado, compreendendo como isto pode influenciar a capacidade competitiva local, com vistas ao aumento da competitividade em mercados externos. Este processo de aproximação tem entraves e peculiaridades específicas que, nesta pesquisa, são analisados com suporte do Modelo Tripla Hélice de relacionamento proposto por Etzkowitz e Leydesdorff (1995) e, também, com base no entendimento do processo de aproximação entre o Centro de Informática da UFPE e o mercado. Nesse processo, são objetos de análise, mais especificamente, as ações que levaram à aproximação entre o CIn e o mercado, o que acontece desde os anos 80, quando o curricùlum da graduação foi alterado para reformular o perfil da mão-de-obra formada, e, em um contínuo, já nos anos 90, quando o mercado começou a ser efetivamente influenciado por meio surgimento do C.E.S.A.R, culminando com o arranjo de um sistema de inovação do qual o Porto Digital figura como principal articulador
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1122
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

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