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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11205

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dc.contributor.advisorMenezes, Jaileila de Araújo -
dc.contributor.authorSoares, Selma Maria Gomes de Miranda-
dc.date.accessioned2015-03-06T16:38:33Z-
dc.date.available2015-03-06T16:38:33Z-
dc.date.issued2012-01-31-
dc.identifier.citationSOARES, Selma Maria Gomes de Miranda. Família - Abrigo - Rua: construção de significados dos adolescentes nas passagens por contextos de desenvolvimento. Recife, 2012. 231 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas , Programa de Pós-graduação em Psicologia, 2012..pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11205-
dc.description.abstractNo discurso dos novos ordenamentos jurídicos, as medidas de proteção a crianças e adolescentes reiteram o convívio familiar e comunitário no esforço de romper com uma cultura de institucionalização da população infanto-juvenil pobre na garantia de condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Em descompasso, continuam-se utilizando modelos interventivos desfocados da realidade de tais sujeitos e invisibilizando suas condições concretas de existência. Reconhecendo o acolhimento institucional como contexto de desenvolvimento para adolescentes afastados do convívio familiar, o presente estudo investigou os significados e sentidos construídos por estes sujeitos em suas passagens pelos contextos da família, das instituições de acolhimento e da rua. Por convergirem na compreensão do desenvolvimento humano como processo complexo e construído dialogicamente nas interações histórica e culturalmente situadas, a perspectiva teóricometodológica adotada buscou dialogar com pressupostos do Construcionismo Social, da Psicologia Cultural proposta por Jerome Bruner e da Rede de Significações (REDESIG). Num contraponto aos princípios modernos de normatização e controle para descrever a adolescência, buscou-se situá-la na pluralidade das experiências dos sujeitos e circunscrita por marcadores culturais que configuram cenários variados e cambiantes. Empreendeu-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se a metodologia das entrevistas narrativas na aproximação aos diferentes significados/sentidos construídos pelos adolescentes sobre a relação entre os contextos de acolhimento, da família e da rua. Na análise das narrativas, observou-se que os significados sobre tais contextos emergiram de modo entrelaçado, num diálogo permanente entre os elementos culturais que os circunscrevem e os eventos que marcam suas trajetórias, como crises, tensões e rupturas. Nesse sentido, tal indissociabilidade questiona intervenções fragmentadas e localizadas para a compreensão do fenômeno da evasão como um rompimento de territórios, indicando a necessidade de se considerar a própria circulação como um lugar simbólico que articula saberes e modos de socialização. As narrativas sobre uma existência vivida entre os referidos contextos fizeram emergir sentimentos polissêmicos e ambíguos sobre experiências passadas e presentes para avaliar as perspectivas de um futuro incerto antecipado na emergência de uma maioridade. As narrativas refletiram uma multiplicidade de elementos culturais, contextuais e pessoais presentes nas (re) significações: sobre a família que, a despeito das desventuras, ainda se mantém como força simbólica de pertencimento, integrando seus projetos para o futuro; sobre as instituições de acolhimento, em seu potencial de apoio e nas práticas que reeditam violências sofridas e afirmam identidades delinquentes; e sobre a rua, cujos referenciais identificatórios suscitam significados de prazer e de ameaça constantes. Com a presente investigação, espera-se contribuir para os estudos sobre desenvolvimento a partir de diferentes perspectivas, reconhecendo-se as vozes e as experiências dos sujeitos, nas diferentes interações, como interlocutores responsáveis pelo conhecimento produzido socialmente e coautores de suas próprias histórias.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectAcolhimento Institucionalpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectRuapt_BR
dc.subjectProcessos de Significaçãopt_BR
dc.titleFamília - Abrigo - Rua : construção de significados dos adolescentes nas passagens por contextos de desenvolvimentopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

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