Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11157
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MOREIRA, Fernando Diniz | |
dc.contributor.author | BARRETTO, Diogo Cardoso | |
dc.date.accessioned | 2015-03-06T14:29:48Z | |
dc.date.available | 2015-03-06T14:29:48Z | |
dc.date.issued | 2012-04-09 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11157 | |
dc.description.abstract | A idéia de arquitetura como arte e gênero artístico autônomo é relativamente nova. Na prática construtiva grega, o templo era uma produção totalizante, em que espaço, plástica e cor contribuíam igualmente para a expressividade da obra. No tratado vitruviano, a arquitetura – a construção – é tratada de forma indistinta à pintura e à escultura. Durante a idade média, não existiam grêmios exclusivos de arquitetos – construtores –, mas sim de canteiros, marceneiros, pintores, todos agrupados sob a mesma irmandade. Foi na revolução científica que tomou forma a partir da baixa idade média que a escultura e construção se separaram como fenômeno. Mais tarde, com o nascimento da crítica de arte moderna, especialmente com a idéia de autonomia das diferentes expressões artísticas de Lessing, no século XVIII, e a estética de gêneros autônomos de Hegel, no século de XIX, formaliza-se a idéia da produção artística de gêneros autônomos. Contudo, movimentos como o Arts-and-Crafts, o Pré-Rafaelismo e as manifestações artístico-decorativas como o Art-Nouveau Franco-Belga, a Sessezion Austríaca, o Jungendstill Alemão e o Modernismo Catalão, além de conceitos como a Obra de Arte Total Wagneriana, representam reações a essa esquematização da arte. O objetivo dessa pesquisa é situar a produção de Antoni Gaudí - concretamente o Parque Güell - dentro desse contexto, e verificar a hipótese de que essa produção, mais do que situada dentro de contexto de integração da arte com a arquitetura – Corbusiano, do século XX – se relaciona de forma anacrônica com uma produção artística total – wagneriana, do século XIX. Para isso se lançará mão de um método de análise histórico comparado com a Crítica fin-de-siècle. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Gaudí | pt_BR |
dc.subject | Parque Güell | pt_BR |
dc.title | O Parque Güell e a crítica à autonomia da arte: um estudo sobre as relações entre a obra de Gaudí e a crítica Fin-de-Siècle à Autonomia da Arte e os Gêneros Artísticos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_O Parque Güell e a Crítica a Autonomia da Arte_Diogo_Cardoso_Barretto.pdf | 3,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons