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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11112

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARNEIRO, Ana Rita Sá
dc.contributor.authorFERREIRA, Alda de Azevedo
dc.date.accessioned2015-03-06T13:50:37Z
dc.date.available2015-03-06T13:50:37Z
dc.date.issued2012-09-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11112
dc.description.abstractA complexidade de novos campos e oportunidades com as quais tem se deparado a produção paisagística contemporânea brasileira expõe os obstáculos e perspectivas no âmbito da prática e da educação que permeiam a consolidação do exercício profissional desta atividade no país. A partir da década de 60, o “evento” paisagismo se desdobrou em várias possibilidades com reflexo nos princípios projetuais dos paisagistas. A teoria do paisagismo diz que a concepção paisagística ocorre a partir da compreensão da paisagem. Por sua vez, a noção de paisagem para o paisagista se dá como fenômeno transmissor de sentimento estético, bem como portador de significados materiais e imateriais. Tal apreensão revela a complexidade da criação paisagística que conjuga aspectos ambientais, artísticos, sociais, econômicos, levando a questionar até que ponto ocorre a compreensão da paisagem pelo arquiteto paisagista contemporâneo. Nesse sentido, decidiu-se investigar a produção paisagística do arquiteto Haruyoshi Ono, que está presente no cenário paisagístico nacional há quase cinquenta anos. Ono é descendente de japoneses, cuja cultura é conhecida pela milenar sensibilidade paisagística, e foi o discípulo mais presente do paisagista Roberto Burle Marx, criador do jardim moderno. Atualmente, Haruyoshi Ono é diretor do escritório Burle Marx e Cia Ltda, empresa estável e duradoura de paisagismo de âmbito nacional e internacional. Apesar de seu aporte, não existem estudos sobre sua obra e que evidenciem seus princípios projetuais. Assim, delineou-se como objetivo da presente pesquisa identificar os princípios do projeto paisagístico de Haruyoshi Ono a partir de sua compreensão de paisagem. O caminho para atingir este fim foi a análise do processo criativo de seu projeto paisagístico, fundamentada numa descrição de sua formação cultural juntamente com a contextualização do paisagismo contemporâneo nacional, sob a ótica dos princípios projetuais de outros paisagistas. Essa investigação se propõe a contribuir com o debate sobre a paisagem e a arquitetura paisagística nos dias de hoje.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento urbanopt_BR
dc.subjectArquitetura paisagísticapt_BR
dc.subjectProjeto paisagísticopt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectHaruyoshi Onopt_BR
dc.subjectRoberto Burle Marx.pt_BR
dc.titleA permanência da paisagem: os princípios do projeto paisagístico de Haruyoshi Onopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

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