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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11112
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CARNEIRO, Ana Rita Sá | |
dc.contributor.author | FERREIRA, Alda de Azevedo | |
dc.date.accessioned | 2015-03-06T13:50:37Z | |
dc.date.available | 2015-03-06T13:50:37Z | |
dc.date.issued | 2012-09-11 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11112 | |
dc.description.abstract | A complexidade de novos campos e oportunidades com as quais tem se deparado a produção paisagística contemporânea brasileira expõe os obstáculos e perspectivas no âmbito da prática e da educação que permeiam a consolidação do exercício profissional desta atividade no país. A partir da década de 60, o “evento” paisagismo se desdobrou em várias possibilidades com reflexo nos princípios projetuais dos paisagistas. A teoria do paisagismo diz que a concepção paisagística ocorre a partir da compreensão da paisagem. Por sua vez, a noção de paisagem para o paisagista se dá como fenômeno transmissor de sentimento estético, bem como portador de significados materiais e imateriais. Tal apreensão revela a complexidade da criação paisagística que conjuga aspectos ambientais, artísticos, sociais, econômicos, levando a questionar até que ponto ocorre a compreensão da paisagem pelo arquiteto paisagista contemporâneo. Nesse sentido, decidiu-se investigar a produção paisagística do arquiteto Haruyoshi Ono, que está presente no cenário paisagístico nacional há quase cinquenta anos. Ono é descendente de japoneses, cuja cultura é conhecida pela milenar sensibilidade paisagística, e foi o discípulo mais presente do paisagista Roberto Burle Marx, criador do jardim moderno. Atualmente, Haruyoshi Ono é diretor do escritório Burle Marx e Cia Ltda, empresa estável e duradoura de paisagismo de âmbito nacional e internacional. Apesar de seu aporte, não existem estudos sobre sua obra e que evidenciem seus princípios projetuais. Assim, delineou-se como objetivo da presente pesquisa identificar os princípios do projeto paisagístico de Haruyoshi Ono a partir de sua compreensão de paisagem. O caminho para atingir este fim foi a análise do processo criativo de seu projeto paisagístico, fundamentada numa descrição de sua formação cultural juntamente com a contextualização do paisagismo contemporâneo nacional, sob a ótica dos princípios projetuais de outros paisagistas. Essa investigação se propõe a contribuir com o debate sobre a paisagem e a arquitetura paisagística nos dias de hoje. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desenvolvimento urbano | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura paisagística | pt_BR |
dc.subject | Projeto paisagístico | pt_BR |
dc.subject | Paisagem | pt_BR |
dc.subject | Haruyoshi Ono | pt_BR |
dc.subject | Roberto Burle Marx. | pt_BR |
dc.title | A permanência da paisagem: os princípios do projeto paisagístico de Haruyoshi Ono | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A permanencia da paisagem 2.10.2012.pdf | 10,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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