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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11068
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cozic, Bertrand Roger Guillaume | - |
dc.contributor.author | Moura, Thiago Santa Rosa de | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-06T13:16:59Z | - |
dc.date.available | 2015-03-06T13:16:59Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11068 | - |
dc.description.abstract | A prática de fazer uso de paredes para a manifestação da expressão humana através de imagens e escritas permeia a história da humanidade pelo menos desde a chamada pré-história. Os exemplos em diferentes espaços e tempos históricos em escala global confirmam como, tendo em vista as diferenças de contexto social e cultural em suas interações com o meio material existente, a realização do que hoje chamamos de graffiti ou pixações sempre se manteve presente na história, assim como podemos observar na cidade de Pompéia durante o império Romano, nos muralismos mexicanos, na París de 1968 e na Nova York dos anos 1970 e 1980 em diante. Os atuais graffiti e pixações que hoje conhecemos no Brasil são interpretados como resultado de um acúmulo dessas diferentes experiências em uma imbricação de escalas e tempos e tendo a influência da matriz estadunidense como principal seguimento seguido nas ruas desse país e do Recife. Formas de expressão de um mundo globalizado representam uma das formas de apropriação urbana e manifestação de territórios e territorialidades de jovens que em geral são provenientes das periferias socioespaciais das metrópoles. Desse modo, pixadores e grafiteiros de Recife demonstram suas regras internas de sociabilidade, as fricções entre o caráter transgressor de suas práticas e a recente legislação oficial que as proíbe, bem como suas alianças com o poder público e iniciativa privada para viabilização de sua afirmação enquanto atores a serem reconhecidos como detentores do direito à cidade através do exercício da liberdade de expressão. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Apropriação | pt_BR |
dc.subject | Expressão | pt_BR |
dc.subject | Graffiti | pt_BR |
dc.subject | Grafiteiros | pt_BR |
dc.subject | Metrópoles periferias | pt_BR |
dc.subject | Pixações | pt_BR |
dc.subject | Pixadores | pt_BR |
dc.subject | Territórios | pt_BR |
dc.subject | Territorialidades | pt_BR |
dc.title | Pixadores, grafiteiros e suas territorialidades : apropriações socioespaciais na cidade do Recife | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Thiago Santa Rosa de Moura.pdf | 6,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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