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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11059

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Ana Paula Cabral Seixas -
dc.contributor.authorPoleto, Thiago-
dc.date.accessioned2015-03-06T13:08:10Z-
dc.date.available2015-03-06T13:08:10Z-
dc.date.issued2012-11-19-
dc.identifier.citationPOLETO, Thiago. Abordagem multicritério para decisão de terceirização de serviços de TI. Recife, 2012. xiii, 142 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Engenharia de Produção, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11059-
dc.description.abstractA terceirização de tecnologia da informação tornou-se um meio para obter recursos a fim de contribuir para as estratégias das empresas, motivado por diferentes aspectos tais como: redução de custos, foco nas atividades essenciais do negócio, melhorar o desempenho dos serviços de TI, acesso às novas tecnologias, entre outros. Porém identificar e decidir sobre quais atividades de TI terceirizar, e em que nível de detalhes será realizado, não é uma tarefa trivial, visto que inúmeras alternativas estão disponíveis ao decisor, mas nem sempre estão alinhadas às estratégias do negócio. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa exploratória para identificar a percepção dos gestores de TI em relação à terceirização, sendo observado que a redução de custos tem maior frequência entre as empresas pesquisadas quando analisado em questionamento geral, sem alinhar aos valores das empresas. Outro fator identificado foi que as empresas concordam com a importância da utilização de métodos formalizados para decidir sobre quais atividades de TI terceirizar. Entretanto, as organizações tomam decisões baseadas em experiências passadas. Diante disso, o modelo proposto tem por objetivo auxiliar os decisores a identificar, e decidir, sobre quais atividades de TI serão terceirizadas. E por fim foram realizadas aplicações do modelo proposto em duas diferentes empresas, uma do setor público e outra do setor privado. Nestas aplicações foram observados que a redução de custos não é destacada como um motivador fundamental para as decisões de terceirização nas empresas estudadas. Finalmente, conclui-se que embora a literatura destaque alguns aspectos motivadores para a terceirização não é recomendado criar um padrão no processo de decisão, este irá depender da percepção de cada gestor quanto às estratégias que deseja alcançar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTerceirização de TIpt_BR
dc.subjectEstruturação de Problemapt_BR
dc.subjectDecisão Multicritériopt_BR
dc.titleAbordagem Multicritério Para Decisão de Terceirização de Serviços de TIpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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