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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11029

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRONSZTEIN, Karla Regina Macena Pereira Patriota
dc.contributor.authorMELO, Pollyanna Wanderley do Rêgo Barros
dc.date.accessioned2015-03-06T12:32:10Z
dc.date.available2015-03-06T12:32:10Z
dc.date.issued2012-02-13
dc.identifier.citationMELO, Pollyana Wanderley do Rêgo Barros. Televisão digital : desvendando a interatividade nos aplicativos digitais. Recife, 2012. 149 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11029
dc.description.abstractEste estudo faz uma análise sobre a interatividade na televisão digital brasileira através do uso dos aplicativos digitais – aplicações transmitidas pelas emissoras juntamente com o conteúdo de áudio e vídeo e que, quando acionados pelos telespectadores, carregam sobre a tela da TV uma interface interativa. O corpus do trabalho é constituído pelos aplicativos mais representativos do Ginga/DTVi e das TVs conectadas, veiculados no período de setembro de 2009 a dezembro de 2011. Como apoio teórico, recorremos a autores como Williams (1974), Jenkins (2009), Wolton (2003), Cannito (2010) Manovich (2001) e Scolari (2008), entre outros. Considerando a televisão como um dispositivo comunicacional e as transformações dos meios de comunicação, em decorrência da era digital, observamos como os aplicativos digitais – com seus distintos níveis de interatividade e usabilidade de suas interfaces e com suas diferentes categorias de conteúdo – interferem na linguagem televisiva. A presente pesquisa também analisa que, com a plena implantação da TV digital brasileira, as aplicações interativas podem se tornar uma ferramenta para que o telespectador navegue pelos mais diversos conteúdos televisivos, principalmente no atual cenário no qual a audiência televisiva encontra-se cada vez mais fragmentada. Portanto, o nosso estudo defende que aliar as características constitutivas do veículo televisão à propriedade interativa dos meios digitais pode ser uma alternativa para que o telespectador passe mais tempo em contato com o conteúdo dos programas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectAplicativos digitaispt_BR
dc.titleTelevisão digital: desvendando a interatividade nos aplicativos digitaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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