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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10994

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Salomão Alencar de
dc.contributor.authorCOSTA, Marconi Freitas da
dc.date.accessioned2015-03-06T11:43:29Z
dc.date.available2015-03-06T11:43:29Z
dc.date.issued2012-03-06
dc.identifier.citationCOSTA, Marconi Freitas da. Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda. Recife, 2013. 109 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10994
dc.description.abstractO ambiente de varejo apresenta algumas variáveis independentes (música, aroma, etc.) que podem influenciar o comportamento dos consumidores de forma positiva, desde que planejados para o público-alvo desejado. Os estímulos ambientais influenciam reações emocionais do indivíduo, no sentido de aproximação ou afastamento (MEHRARIAN; RUSSEL, 1974). Esta dissertação tem o intuito de analisar os efeitos da música no comportamento do consumidor no ambiente de varejo, mais especificamente sobre os construtos: aspectos afetivos; intenções de comportamento e avaliação do ambiente. O presente estudo é de natureza quantitativa e de caráter causal que permitiu obter evidências de relações de causa e efeitos do estímulo da música com os construtos investigados. Para isso, foi feito um quase-experimento de comparação simples, devido ao fato de haver apenas uma variável independente (música) manipulável. Foram adotados dois grupos experimentais. O grupo de controle, que não foi exposto à música ambiente, e o grupo de análise. Os resultados mostram que um ambiente de varejo com música é capaz de influenciar a avaliação dos consumidores sobre os aspectos afetivos, fazendo os mesmos avaliarem o ambiente de forma mais positiva, também foi possível identificar que os clientes apresentam intenções de comportamento mais favoráveis, como por exemplo, recomendar a empresa para amigos, fazer comentários positivos, gastar mais dinheiro e tempo na empresa, entre outros. E, por fim, foi possível constatar que a música influencia a avaliação mais positiva do ambiente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtmosfera de varejopt_BR
dc.subjectMúsica ambientept_BR
dc.subjectAspectos afetivospt_BR
dc.subjectIntenções de comportamentopt_BR
dc.subjectAvaliação do ambientept_BR
dc.titleMúsica no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de vendapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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