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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10959

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMedeiros, Denise Dumke de -
dc.contributor.authorFerraz, Natália de Almeida-
dc.date.accessioned2015-03-05T19:35:03Z-
dc.date.available2015-03-05T19:35:03Z-
dc.date.issued2012-02-15-
dc.identifier.citationFERRAZ, Natália de Almeida. Um modelo para avaliação da qualidade no setor de Fitness: um estudo de caso. Recife, 2012. iv, 112 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Engenharia de Produção, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10959-
dc.description.abstractA quantidade de empresas inseridas no setor de serviços tem tido um progressivo aumento nos últimos anos. Ao mesmo tempo, os clientes estão cada vez mais exigentes com a qualidade oferecida pelos mais variados tipos de serviços encontrados no mercado. A satisfação do cliente é fundamental para o sucesso destas organizações, e por esta razão, a adoção de técnicas específicas para a avaliação qualidade em serviços se faz necessária. Assim, o SERVQUAL e o QFD são dois métodos distintos aplicados para avaliação da qualidade, porém ambos são focados no cliente. O Foco no cliente diz respeito a oferecer produtos e serviços com o intuito de satisfazer o cliente. Já o Foco ‘do’ Cliente é uma abordagem que visa capturar do cliente informações que muitas vezes não estão facilmente acessíveis às empresas, pois nem sempre o cliente tem o conhecimento de tudo o que ele realmente espera do serviço. Diante disso, esta dissertação teve como objetivo propor um modelo de integração dos métodos SERVQUAL e QFD com a abordagem do Foco ‘do’ Cliente para empresas de serviços de fitness. O instrumento de pesquisa adotado para a coleta de dados consiste numa adaptação do modelo clássico SERVQUAL para avaliação das expectativas e das percepções dos clientes com um serviço, incrementado pelo modelo QUESC, que consiste num instrumento aplicado especificamente para avaliação da qualidade em serviços de fitness, a fim de obter uma abordagem mais completa e direcionada. O número de pessoas para compor a amostra foi identificado por meio de um procedimento estatístico. A pesquisa foi realizada com 60 pessoas de ambos os sexos, diferentes faixas-etárias e com diferentes objetivos. Com a aplicação do modelo constatou-se que o SERVQUAL é insuficiente para avaliar a satisfação do cliente, visto que os itens cujas pontuações apontaram os maiores gaps (lacunas entre expectativas e percepções do serviço oferecido) são a maioria proveniente do modelo QUESC. Entretanto, o modelo proposto obteve informações fundamentais para a tomada de decisão da gerência principalmente quanto às especificações a serem incluídas no projeto do serviço para garantir uma maior satisfação dos seus clientes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES e CNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQualidade em serviçospt_BR
dc.subjectERVQUALpt_BR
dc.subjectQFDpt_BR
dc.subjectSatisfação do clientept_BR
dc.subjectFoco do clientept_BR
dc.titleUm modelo para avaliação da qualidade no setor de Fitness : um estudo de casopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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