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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10955

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Carlos Celestino Rios e
dc.contributor.authorBARBOSA, Marina Souza
dc.date.accessioned2015-03-05T19:31:28Z
dc.date.available2015-03-05T19:31:28Z
dc.date.issued2014-01-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10955
dc.description.abstractO trabalho trata do naufrágio do vapor Bahia, localizado no município de Goiana - PE, no mar adjacente a praia de Ponta de Pedras, a cerca de 6 milhas da costa, em uma profundidade de 25 m. O naufrágio ocorreu há 127 anos, após o abalroamento com o vapor Pirapama, da Companhia Pernambucana de Navegação por Vapor, ocasionando a morte de centenas de pessoas. A responsabilidade pelo acidente não foi solucionada, pois na época a Marinha do Brasil não possuía em seus quadros técnicos, mergulhadores que inspecionassem o naufrágio e verificassem as marcas tafonômicas deixadas pelo abalroamento no casco do navio. No inquérito instaurado dias após o naufrágio, foram investigadas as possíveis manobras que ambos realizaram e foram ouvidos, dentre outras testemunhas, um Oficial sobrevivente do Bahia (1° Piloto) e o Comandante do Pirapama, mas por falta de provas cabais o processo foi arquivado. Sendo assim a problemática desse trabalho é saber quem foi o responsável pelo acidente que levou o Bahia a pique e se justifica na medida em que se propõe a desvendar o naufrágio utilizando os métodos e técnicas da Arqueologia Subaquática, viés que permite interpretar o artefato (navio) a partir de seus traços tafonômicos. Além disso, o trabalho tem como objetivos compreender a interação das variáveis ambientais incidentes sobre o naufrágio, investigar as possíveis manobras, analisar o evento do ponto de vista dos relatos dos Oficiais que sobreviveram e observar as principais mudanças ocorridas no naufrágio ao longo do tempo. Para isso, a metodologia desenvolvida tratou do levantamento documental e cartográfico e, em campo, foram realizados mergulhos prospectivos não intrusivos, onde o casco, as peças e acessórios foram analisados, bem como foi realizada a planimetria do navio, para complementar as informações que não se obteve na documentação consultada. O naufrágio foi filmado e fotografado para que não fosse necessário mergulhar várias vezes. O resultado alcançado, a partir da observação do sítio é que o bordo direito do vapor Bahia está consideravelmente mais avariado que o esquerdo, com uma diferença acentuada entre as rodas-de-pás, estando a direita, completamente destruída em relação a esquerda. Não tendo sido possível localizar o local exato do choque, pois parte do costado está caído e enterrado. Foi percebido, também, a falta expressiva de aparelhos, acessórios e artefatos do navio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArqueologia Subaquáticapt_BR
dc.subjectvapor Bahiapt_BR
dc.subjectvapor Pirapamapt_BR
dc.subjectNaufrágiopt_BR
dc.titleDesvendando o naufrágio do vapor Bahia (1887) : o olhar da arqueologia subaquáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Arqueologia

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