Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1093
Title: Aprendizagem Profissional de Gerentes Gerais de Agências da Caixa Econômica Federal
Authors: MELO, Jeann Fabrício Bezerra de
Keywords: Administração Gerência - Aprendizagem;Gerência Setor bancário CEF-PE;Relações interpessoais Gerentes Comunidade CEF-PE;Aprendizagem de Gerentes;Gerentes do Setor Bancário;Comunidades de Prática;Relacionamentos Interpessoais;Conteúdo da Aprendizagem
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Fabrício Bezerra de Melo, Jeann; de Aquino Lucena, Eduardo. Aprendizagem Profissional de Gerentes Gerais de Agências da Caixa Econômica Federal. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: O objetivo central desta pesquisa foi compreender algumas facetas da aprendizagem profissional de gerentes gerais de agências da Caixa Econômica Federal da Região Metropolitana do Recife. As seguintes perguntas de pesquisa sobre os participantes ao longo de suas carreiras profissionais guiaram esta investigação: a) Qual o papel dos relacionamentos interpessoais para a aprendizagem dos gerentes gerais? b) Qual o papel de possíveis comunidades de prática formadas por gerentes gerais na aprendizagem desses profissionais? c) O que os gerentes gerais têm aprendido e tem sido decisivo para o desempenho de suas tarefas? Com o intuito de fundamentar a pesquisa, utilizou-se um arcabouço teórico que abrange temas como, aprendizagem situada, conteúdo da aprendizagem, comunidades de prática e relacionamentos interpessoais. Buscando descobrir as perspectivas dos respondentes sobre essas questões, foram selecionados dez gerentes gerais de agências da Caixa e um estudo de caso foi desenvolvido. O principal instrumento para coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, a qual foi conduzida com cada um dos profissionais pesquisados. A análise dos dados compreendeu a descrição e a interpretação de diferentes aspectos do fenômeno investigado. A partir dos dados obtidos, esta pesquisa concluiu que: 1) Os relacionamentos possibilitam que as pessoas aprendam umas com as outras e fornecem apoio de modo a facilitar a aprendizagem; 2) As comunidades de prática potencializam os efeitos benéficos dos relacionamentos para a aprendizagem; 3) O conteúdo da aprendizagem dos gerentes entrevistados estava compreendido entre as habilidades operacionais, habilidades relevantes à comunicação com as pessoas e questões referentes à sua conduta pessoal
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1093
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo1493_1.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.