Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10919

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSicsú, Abraham Benzaquen -
dc.contributor.authorSouza, Marcelo Silva de-
dc.date.accessioned2015-03-05T19:03:08Z-
dc.date.available2015-03-05T19:03:08Z-
dc.date.issued2012-02-02-
dc.identifier.citationSOUZA, Marcelo Silva de. A busca de vantagens competitivas através da inovação: um estudo de caso da Medical Brasil. Recife, 2011. xii, 91 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Engenharia de Produção, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10919-
dc.description.abstractO presente estudo visa analisar a busca de vantagens competitivas através da inovação: Um estudo de caso da Medical Brasil. Inicialmente, este estudo propôs mostrar a vantagem competitiva que foi alcançada pelo modo com que uma empresa colocou em prática de fato as estratégias genéricas: liderança de custo, diferenciação e enfoque. Sendo que a vantagem competitiva surge, fundamentalmente, do valor em que uma empresa tenha condições de criar para seus compradores. O valor desse trabalho se justifica pela importância que a tecnologia de inovação traz para a empresa vantagem competitiva e esta faz parte do composto de produto que é fator preponderante no processo produtivo ou de serviço para a satisfação das necessidades perceptíveis dos consumidores. Durante algum tempo, os consumidores percebiam, na marca Medical Brasil, produtos de qualidade superior, porém, com preço acima dos seus concorrentes diretos e com pouca flexibilidade. O consumidor, muitas vezes, realiza uma compra através da marca. A tomada de sua decisão é baseada na força que esta marca exerce, onde pode facilitar a sua persuasão. Dessa forma, esta pesquisa procura responder a seguinte questão: como a inovação dos processos de produção da Medical Brasil trouxe vantagens competitivas com a aplicação do postponement? A metodologia utilizada nesta dissertação foi de natureza qualitativa, seguida por estudo de caso exploratório. Conclui-se, portanto, que o modelo proposto e atual de produção com aplicação do postponement trouxe resultados satisfatórios com a redução de custos, melhoria no atendimento ao cliente, aumento da flexibilidade e o início da internacionalização da empresa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectPostponementpt_BR
dc.subjectMedical Brasilpt_BR
dc.subjectFlexibilidadept_BR
dc.titleBusca de vantagens competitivas através da inovação : um estudo de caso da Medical Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.Marcelo mestrado.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons