Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10882

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMoraes, Walter Fernando Araújo de -
dc.contributor.authorFulgêncio, Eugênio de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2015-03-05T18:32:36Z-
dc.date.available2015-03-05T18:32:36Z-
dc.date.issued2013-12-20-
dc.identifier.citationFULGÊNCIO, Eugênio de Vasconcelos. Análise do processo de formação das estratégias: o caso da Pamesa do Brasil S.A.. Recife, 2013. 164 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10882-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo geral analisar as principais características do processo de formação das estratégias da Pamesa do Brasil, desde a sua fundação em 03 de setembro de 1999 até abril de 2013. Descrevem-se as principais fases na trajetória da empresa nesse período, e em cada uma delas, sob a orientação do modelo proposto por Pettigrew (1987), foram analisadas as razões que levaram à mudança (contexto interno e contexto externo), como elas ocorreram (processo) e quais foram as estratégias implementadas (conteúdo). O aporte teórico foi construído por questões relacionadas à estratégia competitiva, empreendedorismo, posicionamento competitivo, liderança e recursos competitivos. O procedimento metodológico utilizado teve como base o estudo de caso com abordagem qualitativa, do tipo exploratória e analítica com base em uma orientação retrospectiva, inserida em um enfoque contextualista-processual. O principal instrumento para coleta de dados foi a realização de entrevistas semiestruturadas com os acionistas e principais executivos da empresa, complementadas com pesquisa documental e observação local, utilizando-se da triangulação dos dados. Foram identificadas 5 fases. O autor considerou importante o período anterior à decisão de fundação da empresa, contextualizando este período na Fase 1. Em função das peculiaridades da fase (1963 a 1999), o modelo de análise não foi utilizado, sendo considerado a partir da Fase 2. Destaca-se a importância do empreendedor como recurso competitivo e o fator “sorte ou acaso”, que foi responsável pelo início do relacionamento dos empresários brasileiros com a Pamesa Espanha, futuros sócios na Pamesa do Brasil. A capacidade de liderança em todas as fases da empresa foi fundamental para o sucesso das estratégias implementadas, cujo processo de escolha foi predominantemente deliberado nas Fases 2 e 5 e emergente nas Fases 3 e 4. Também merece destaque a forte influência dos contextos internos e externos nas decisões estratégicas da empresa. O contexto externo foi decisivo na Fase 2, de fundação da empresa e, posteriormente na Fase 4, com o ápice da crise internacional de 2008. Já o contexto interno foi decisivo nas Fases 3 e 5, por razões antagônicas. Na Fase 3, pela inexperiência da mão de obra, e na Fase 5, pela domínio de uma nova tecnologia e integração com a Pamesa Espanha. Ressalta-se também a importância de algumas decisões estratégicas acertadas, como a decisão de instalação no Complexo Industrial e Portuário de Suape, a aquisição das serigráficas digitais e a importância da sociedade com a Pamesa Espanha, empresa destaque no mercado mundial de revestimentos, que colocaram a Pamesa do Brasil à frente dos concorrentes nacionais em relação às principais tendências e tecnologias do setor cerâmico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDecisões de Operaçõespt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEstratégia Empresarialpt_BR
dc.subjectLiderança Empreendedorapt_BR
dc.subjectMudança Estratégicapt_BR
dc.subjectParcerias Internacionaispt_BR
dc.subjectProcesso de Formação de Estratégiaspt_BR
dc.titleAnálise do processo de formação das estratégias: o caso da Pamesa do Brasil S. Apt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Eugênio de Vasconcelos Fulgêncio.pdf1,78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons