Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10821

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeão, André Luiz M. de Souza -
dc.contributor.authorSilva, Carlos Eduardo Polonio da-
dc.date.accessioned2015-03-05T17:32:59Z-
dc.date.available2015-03-05T17:32:59Z-
dc.date.issued2013-01-31-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Eduardo Polonio da. Mercantilização do carnaval pernambucano: uma análise semiológica barthesiana de campanhas publicitárias do carnaval de Pernambuco veiculadas pelo Governo do Estado. Recife, 2013. 161 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10821-
dc.description.abstractO carnaval representa relevante fenômeno social que movimenta economias, manifesta o valor cultural das sociedades e está envolto de alto valor simbólico. Operado pela publicidade torna-se ferramenta de construção de significados que são partilhados pela mesma sociedade que os elabora. Esses processos de produção de sentido elaboram um conjunto ideológico de adestramento e manipulação da opinião e ordem pública e isso solicita reflexão e análise. O objeto de estudo desta pesquisa é o carnaval de Pernambuco em seu complexo e vasto manancial de expressões culturais, está orientado pela pergunta de pesquisa: como o governo do Estado de Pernambuco tem significado o carnaval pernambucano em suas campanhas publicitárias? Para alcançarmos nossos objetivos, utilizamos a Semiologia Barthesiana, como lente teórica e método de análise, assumimos uma perspectiva de pesquisa qualitativa interpretativa de orientação crítica e um caráter fortemente indutivo. O corpus se refere aos vídeos de campanhas publicitárias elaboradas e veiculadas pelo Governo do Estado de Pernambuco. Os resultados apontam para a construção mítica em três metanarrativas ligadas à cultura, à magia e às trocas. Este trabalho contribui para uma compreensão mais crítica da formação dos processos de significação que são planejados pelo governo, elaborados pela publicidade e operacionalizados pelo Marketing.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.subjectMercantilizaçãopt_BR
dc.subjectCarnaval pernambucanopt_BR
dc.subjectMitospt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleMercantilismo do carnaval pernambucano: uma análise semiológica barthesiana das campanhas publicitárias do carnaval de Pernambuco veiculadas pelo Governo do Estadopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO CARLOS EDUARDO POLONIO DA SILVA.pdf7,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons