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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10787

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLambertz, Karla Mônica Ferraz Teixeira -
dc.contributor.authorDaher, Carla Raquel de Melo-
dc.date.accessioned2015-03-05T17:02:25Z-
dc.date.available2015-03-05T17:02:25Z-
dc.date.issued2012-03-29-
dc.identifier.citationDAHER, Carla Raquel de Melo UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relação do alinhamento postural com o desempenho motor e equilíbrio em crianças de 7 a 11 anos. Recife, 2012. 95f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CCS. Fisioterapia, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10787-
dc.description.abstractA postura corporal envolve conceitos de equilíbrio, coordenação neuro-muscular e adaptação, aos quais um movimento corporal está representado. Com o avanço da idade, as proporções corporais mudam, requerendo reorganização de todos os sistemas, e influenciando o desenvolvimento das habilidades motoras e do comportamento motor. A manutenção da postura de pé engloba ajustes corporais constantes e coerentes com o objetivo de manter os segmentos corporais alinhados e orientados. O mau alinhamento poderia influenciar negativamente o desenvolvimento destes aspectos. Objetivo: Relacionar o alinhamento postural com o desenvolvimento motor e o equilíbrio estático em escolares de 7 a 11 anos. Materiais e Métodos: Estudo transversal: 96 escolares foram avaliados e estratificados por faixa etária. Após a avaliação postural realizada com o software SAPO por medidas angulares de alinhamento, formou-se quatro grupos quanto ao alinhamento nos planos frontal e lateral. A escala de desenvolvimento motor(EDM) foi usada para avaliação do desenvolvimento motor. Para análise do equilíbrio estático, uma plataforma de força gerou variáveis da oscilação do centro de pressão (COP). Resultados: A comparação das médias do desenvolvimento motor do equilíbrio entre os grupos do alinhamento postural não apresentou diferenças . Entretanto, houve correlação entre os ângulos do alinhamento postural com as variáveis do desenvolvimento motor e com o equilíbrio. Conclusão: Há uma relação entre alinhamento postural com o desenvolvimento motor e equilíbrio, porém com fraca associação. A influência destes parâmetros sobre o desenvolvimento de habilidades motoras, porém, parece ser verdadeira.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPosturapt_BR
dc.subjectHabilidades Motoraspt_BR
dc.subjectControle Posturalpt_BR
dc.subjectEquilíbriopt_BR
dc.titleRelação do alinhamento postural com desempenho motor e equilíbrio em escolares de 07 a 11 anospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coPaiva, Maria das Graças -
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Fisioterapia

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RELAÇÃO DO ALINHAMENTO POSTURAL COM DESENVOLVIMENTO MOTOR E ESTABILIDADE EM ESCOLARES DE 7 A 11 ANOS.pdf4,06 MBAdobe PDFThumbnail
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