Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10787
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lambertz, Karla Mônica Ferraz Teixeira | - |
dc.contributor.author | Daher, Carla Raquel de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-05T17:02:25Z | - |
dc.date.available | 2015-03-05T17:02:25Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-29 | - |
dc.identifier.citation | DAHER, Carla Raquel de Melo UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relação do alinhamento postural com o desempenho motor e equilíbrio em crianças de 7 a 11 anos. Recife, 2012. 95f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CCS. Fisioterapia, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10787 | - |
dc.description.abstract | A postura corporal envolve conceitos de equilíbrio, coordenação neuro-muscular e adaptação, aos quais um movimento corporal está representado. Com o avanço da idade, as proporções corporais mudam, requerendo reorganização de todos os sistemas, e influenciando o desenvolvimento das habilidades motoras e do comportamento motor. A manutenção da postura de pé engloba ajustes corporais constantes e coerentes com o objetivo de manter os segmentos corporais alinhados e orientados. O mau alinhamento poderia influenciar negativamente o desenvolvimento destes aspectos. Objetivo: Relacionar o alinhamento postural com o desenvolvimento motor e o equilíbrio estático em escolares de 7 a 11 anos. Materiais e Métodos: Estudo transversal: 96 escolares foram avaliados e estratificados por faixa etária. Após a avaliação postural realizada com o software SAPO por medidas angulares de alinhamento, formou-se quatro grupos quanto ao alinhamento nos planos frontal e lateral. A escala de desenvolvimento motor(EDM) foi usada para avaliação do desenvolvimento motor. Para análise do equilíbrio estático, uma plataforma de força gerou variáveis da oscilação do centro de pressão (COP). Resultados: A comparação das médias do desenvolvimento motor do equilíbrio entre os grupos do alinhamento postural não apresentou diferenças . Entretanto, houve correlação entre os ângulos do alinhamento postural com as variáveis do desenvolvimento motor e com o equilíbrio. Conclusão: Há uma relação entre alinhamento postural com o desenvolvimento motor e equilíbrio, porém com fraca associação. A influência destes parâmetros sobre o desenvolvimento de habilidades motoras, porém, parece ser verdadeira. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Postura | pt_BR |
dc.subject | Habilidades Motoras | pt_BR |
dc.subject | Controle Postural | pt_BR |
dc.subject | Equilíbrio | pt_BR |
dc.title | Relação do alinhamento postural com desempenho motor e equilíbrio em escolares de 07 a 11 anos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Paiva, Maria das Graças | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Fisioterapia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RELAÇÃO DO ALINHAMENTO POSTURAL COM DESENVOLVIMENTO MOTOR E ESTABILIDADE EM ESCOLARES DE 7 A 11 ANOS.pdf | 4,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons