Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10746
Título: Avaliação de Desempenho de Um Sistema de Manufatura de Costura Transversal Através da Análise Envoltória de Dados
Autor(es): OLIVEIRA, Anderson de
Palavras-chave: Avaliação de Desempenho; Eficiência; DEA; Indústria Têxtil
Data do documento: 29-Fev-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Anderson de. Avaliação de desempenho de um sistema de manufatura de costura transversal através da análise envoltória de dados. Recife, 2012. 81 f. : Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências , Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, 2012.
Resumo: Com a Revolução Industrial e o advento da tecnologia, a indústria têxtil é um dos setores mais ricos em problemas de engenharia, o que torna este ramo industrial propício à inovação em termos de pesquisa. Neste trabalho, foi considerada a aplicação da Data Envelopment Analysis (DEA) para medida da eficiência de processos em uma confecção utilizando um conjunto de equipamentos automáticos de costuras transversais e suas devidas unidades de trabalho. Para aplicação do DEA foram utilizados dados de produção de dois tipos de produtos (toalhas de banho e de rosto) em dezoito unidades produtoras (DMUs). Os dois modelos DEA utilizados foram aplicados através do programa Sistema de Informação de Apoio a Decisão (SIAD) com retorno constante de escala (DEA-C) e com retorno variável de escala (DEA-V) para o conjunto de possibilidades de produção. Das DMUs avaliadas para os dois produtos, seis foram consideradas eficientes, estando, então, dentro da fronteira de eficiência do modelo DEA-C, e as outras doze foram consideradas ineficientes. Quando se aplicou o DEA-V ocorreu um aumento de 50% em termo de DMUs eficientes, passando de seis para doze DMUs eficientes. Para um cenário de melhoria, as empresas buscam implementar ações para que seus resultados sejam cada vez melhores. Neste sentido, com a resposta da aplicação satisfatória dos modelos DEA, foram elaborados um diagrama de causa e efeito e um plano de ação como forma de introduzir as DMUs na fronteira de eficiência do DEA e na margem de maximização da produtividade e do lucro empresarial.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10746
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Final de Anderson Oliveira 10 04 12 Defesa Revisada e Aprovada Prof Adiel Filho.pdf2,8 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons