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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10737

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Rezilda Rodrigues -
dc.contributor.authorSauer, Alane Bruna Santos-
dc.date.accessioned2015-03-05T14:59:31Z-
dc.date.available2015-03-05T14:59:31Z-
dc.date.issued2013-07-29-
dc.identifier.citationSAUER, Alane Bruna Santos. A Contribuição da Investigação Apreciativa para a Constituição de um Contexto Compartilhado de Conhecimento na Escola Lápis de Cor. Recife/PE, 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10737-
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação consistiu em compreender como se dá a constituição de um contexto compartilhado de conhecimento na empresa familiar Escola Lápis de Cor para que esta possa construir seu futuro de forma afirmativa, por meio da contribuição da Investigação Apreciativa. Foram adotados referenciais interdisciplinares, a saber: a) Empresa Familiar; b) Organização Escolar; c) Gestão do Conhecimento (GC) – modelo SECI (Socialização, Externalização, Combinação e Internalização); d) Investigação Apreciativa (IA). Assim, foi possível chegar aos domínios do compartilhamento de conhecimento e da mobilização da organização para viabilizar sua missão em torno de questões afirmativas. Na Escola Lápis de Cor, isto foi transportado para a realidade concreta de um estudo de caso qualitativo, descritivo e interpretativo, fundamentado no modelo de 5-D (D-1 – Definition, D2 - Discovery, D3 - Dream, D4 - Design e D5 - Destiny), cujos mecanismos participativos e inclusivos integram coleta e análise dos dados, em que todos os participantes se tornam protagonistas. Do ciclo apreciativo extraiu-se desde a descoberta do que dá vida à organização até a elaboração de proposições provocativas, a construção de sua visão de futuro e implicações gerenciais. Tais elementos e seus conteúdos foram apreciados e interpretados como bases para uma perspectiva ampliada do ecossistema desta empresa familiar, cujo contexto de sucessão será vivenciado com a perspectiva de a Lápis de Cor vir a ser uma organização aprendente, mais organizada e sustentável.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpresa Familiarpt_BR
dc.subjectOrganização Escolarpt_BR
dc.subjectContexto Compartilhado de Conhecimentopt_BR
dc.subjectInvestigação Apreciativapt_BR
dc.subjectEscola Lápis de Corpt_BR
dc.titleA Contribuição da Investigação Apreciativa para a Constituição de um Contexto Compartilhado de Conhecimento na Escola Lápis de Cor.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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