Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1073
Title: Análise do uso de gerenciamento eletrônico de documentos sobre odesempenho e satisfação : uma intervenção experimental no DETRAN PE
Authors: AZEVEDO, Carla Beatriz Cavalcanti
Keywords: Administração Desempenho DETRAN-PE - Satisfação;Gerenciamento eletrônico de documentos (GED)
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Beatriz Cavalcanti Azevedo, Carla; Simião Dornelas, Jairo. Análise do uso de gerenciamento eletrônico de documentos sobre odesempenho e satisfação : uma intervenção experimental no DETRAN PE. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: Esta pesquisa buscou identificar alterações no desempenho e satisfação dos executores de um processo de tratamento informacional de uma organização pública, a partir de uma intervenção de cunho quase-experimental sobre gerenciamento eletrônico de documentos (GED). A pesquisa se deu por meio de um quase-experimento, cujo delineamento escolhido foi identificado como pré-teste e pós-teste aplicado a um único grupo. Por se tratar de uma pesquisa dentro do contexto organizacional, considerando a sua naturalidade e particularidade a metodologia utilizada foi um mix de natureza qualitativa e quantitativa de caráter exploratório e de perfil intervencionista. O propósito do estudo foi realizar uma simulação da utilização de uma ferramenta de gerenciamento eletrônico de documentos em uma tarefa, medindo o desempenho dos funcionários na tarefa com e sem a utilização da ferramenta e resgatar a percepção desses quanto ao seu desempenho e sua satisfação com a tarefa realizada com a ferramenta. O que se encontrou neste quase-experimento é que embora não se possa afirmar que o desempenho dos funcionários melhore com o uso do software, o fato de possuírem uma nova ferramenta de trabalho que lhes desse um maior controle gerencial, maior apoio informacional e lhes permitisse inovar, fez com que a satisfação dos funcionários fosse melhorada sensivelmente
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1073
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo1479_1.pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.