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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1057
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | NOGUEIRA, Maria Aparecida Lopes | pt_BR |
dc.contributor.author | ROSA SOBRINHO, Paulo Fernandes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:07:20Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T15:07:20Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Fernandes Rosa Sobrinho, Paulo; Aparecida Lopes Nogueira, Maria. Sentidos e sonoridades múltiplos na música do Coco do Recife e Região Metropolitana. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1057 | |
dc.description.abstract | A manifestação do Coco é uma das expressões culturais e sociais mais importantes que ocorre em Pernambuco. Apresenta-se numa tríade, constituída de música, poesia e de dança, que juntas, representam um conjunto de saberes tradicionais exclusivamente construídos e transmitidos a várias gerações por meio da oralidade. A pesquisa objetivou desvendar a partir de uma perspectiva antropológica, na música do Coco, os múltiplos sentidos e significados da sua manifestação presentes nas experiências culturais e sociais vividas por indivíduos e/ou grupos situados no interior das diversas comunidades populares urbanas no Recife e em algumas cidades vizinhas na Região Metropolitana. O conteúdo do trabalho foi distribuído em cinco capítulos. O primeiro capítulo contém uma breve etnografia sobre a história de vida de cantadores e de cantadoras de Coco, encontrados no Recife, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Igarassu e Itamaracá. Em seguida nossas análises recaíram sobre três aspectos básicos indicadores dos principais sentidos e significados pelos quais esta música se manifesta no fazer dos cantadores e de brincantes em geral: no segundo capítulo tratamos da manifestação do Coco enquanto festa-brincadeira; no terceiro capítulo analisamos a sua presença na manifestação da religiosidade; e no quarto capítulo a sua manifestação na condição de arte e profissão entre os fazedores. No quinto capítulo, apresentamos uma análise do Coco a partir da sua estética musical através de exemplos em formato de partituras, apontando o que caracteriza esta música, no tocante à sua constituição rítmica, melódica e instrumental, enquanto música de tradição oral. E por fim, a nossa conclusão | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Coco | pt_BR |
dc.subject | Contemporânea pernambucana | pt_BR |
dc.subject | Música tradicional | pt_BR |
dc.subject | Antropologia da música | pt_BR |
dc.subject | Música tradicional oral | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Música e sociedade | pt_BR |
dc.title | Sentidos e sonoridades múltiplos na música do Coco do Recife e Região Metropolitana | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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