Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10524
Título: Além do Pós-Rock: as cenas musicais contemporâneas e a nova música instrumental brasileira
Autor(es): Pires, Victor de Almeida Nobre
Palavras-chave: Cena Musical; Música Instrumental; Música independente
Data do documento: 19-Fev-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: As cenas musicais foram reconfiguradas a partir do desenvolvimento das tecnologias de comunicação, desenvolvimento do mercado independente e as transformações nos modos de consumo musical. Atualmente, elas se colocam como locais que articulam diferentes estratégias e lógicas políticas, econômicas e culturais, mostrando que são mais que trincheiras de resistência musical de gêneros musicais pouco conhecidos. O presente trabalho analisa a cena da nova música instrumental brasileira de maneira ampla em seus aspectos mercadológicos, identitários, sociais e estéticos, a partir das noções propostas por Will Straw, Andy Bennett, Richard Peterson, Holly Kruse, João Freire Filho, Fernanda Fernandes, Jeder Janotti Jr, Simone Sá e Micael Herschmann. Pensando as cenas como redes de alianças em torno de determinados gêneros e/ou rótulos musicais. Com base nisso, será mostrado o surgimento da cena da nova música instrumental, como foi rotulada pela mídia, a partir de três polos – São Paulo, Belo Horizonte e Cuiabá – para depois se espalhar por outras localidades e se mostrar como uma cena articulada nacionalmente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10524
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Victor de Almeida Nobre Pires (final) - Biblioteca.pdf766,67 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons