Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10524
Title: Além do Pós-Rock: as cenas musicais contemporâneas e a nova música instrumental brasileira
Authors: Pires, Victor de Almeida Nobre
Keywords: Cena Musical;Música Instrumental;Música independente
Issue Date: 19-Feb-2013
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: As cenas musicais foram reconfiguradas a partir do desenvolvimento das tecnologias de comunicação, desenvolvimento do mercado independente e as transformações nos modos de consumo musical. Atualmente, elas se colocam como locais que articulam diferentes estratégias e lógicas políticas, econômicas e culturais, mostrando que são mais que trincheiras de resistência musical de gêneros musicais pouco conhecidos. O presente trabalho analisa a cena da nova música instrumental brasileira de maneira ampla em seus aspectos mercadológicos, identitários, sociais e estéticos, a partir das noções propostas por Will Straw, Andy Bennett, Richard Peterson, Holly Kruse, João Freire Filho, Fernanda Fernandes, Jeder Janotti Jr, Simone Sá e Micael Herschmann. Pensando as cenas como redes de alianças em torno de determinados gêneros e/ou rótulos musicais. Com base nisso, será mostrado o surgimento da cena da nova música instrumental, como foi rotulada pela mídia, a partir de três polos – São Paulo, Belo Horizonte e Cuiabá – para depois se espalhar por outras localidades e se mostrar como uma cena articulada nacionalmente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10524
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Victor de Almeida Nobre Pires (final) - Biblioteca.pdf766.67 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons