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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10244

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLyra, Maria C. D. P. -
dc.contributor.authorValério, Tatiana Alves de Melo-
dc.date.accessioned2015-03-03T19:58:32Z-
dc.date.available2015-03-03T19:58:32Z-
dc.date.issued2013-01-31-
dc.identifier.citationVALÉRIO, T.A.M. (2013) “O filho adotivo não vem de fora, vem de dentro”: um estudo sobre trajetórias de vidas e a construção de significados sobre a decisão de adotar na perspectiva da Psicologia Cultural Semiótica. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10244-
dc.description.abstractNo ciclo da vida, uma das transições mais esperadas na vida familiar adulta é a chegada dos filhos. No entanto, eventos disruptivos – não conseguir gerar uma criança, por exemplo – marcam a trajetória de vida de muitas famílias, levando-os à construção de significados sobre ter filhos e a adoção passa a configurar-se como uma das opções entre a gama de possibilidades de significados a serem construídos para o enfrentamento dessa ruptura. O presente estudo buscou explorar o processo semiótico de construção de significados sobre adotar em pretendentes à adoção, inscritos no Cadastro Nacional de Adoção (CNA). Tal processo foi investigado a partir da perspectiva da Psicologia Cultural Semiótica, proposta por Valsiner, que conceitua a construção de significados de experiências de vida pelas pessoas como ocorrendo em contexto social e histórico, através de um processo de natureza semiótica que se dá em um tempo irreversível. O ser humano é considerado como um sistema aberto numa constante relação interdependente com o meio social e cultural. Esse estudo filia-se a uma nova proposta teórico-metodológica para compreender trajetórias de vida que integra um método teórico de estudo de casos individuais, baseado nas histórias do curso de vida – Amostragem Estruturada Historicamente (Historically Structured Sampling – HSS) o Modelo de Equifinalidade de Trajetórias (Trajectory Equifinality Model – TEM). Os eventos marcantes da vida das pessoas são analisados como pontos de bifurcação até atingirem um ponto comum temporário – o ponto de equifinalidade. O TEM é um novo caminho para descrever o desenvolvimento humano a partir da abordagem histórico-cultural, considerando a irreversibilidade do tempo. Os conceitos de mediação e regulação semióticas e signo hipergeneralizado mostraram-se relevantes para dar conta da experiência vivida dos participantes, permitindo abordar a dinâmica desenvolvimental presente na construção de significados para a decisão de adotar. Foram realizados dois estudos de caso - dois casais heterossexuais. Um casal com uma filha biológica e o segundo casal sem filhos. Três entrevistas foram realizadas com cada casal: a primeira foi aberta e os participantes narraram livremente sobre sua decisão em adotar. As duas últimas foram semiestruturadas e foram iniciadas sempre com a trajetória traçada a partir da entrevista prévia. A análise foi feita em duas dimensões: a primeira visou traçar as trajetórias de vida que organizaram, no tempo irreversível, a sequência das experiências dos pretendentes, destacando os diversos pontos de passagem que os participantes atravessaram de um ponto inicial até o ponto de equifinalidade, isto é, a condição presente e comum aos participantes (decidir adotar legalmente, sendo pretendente à adoção). A segunda identificou o processo de construção dos significados da decisão de adotar por pretendentes, a partir das concepções advindas da Psicologia Cultural Semiótica. Entre as principais conclusões do estudo, ressalta-se que a decisão em adotar uma criança decorre de uma rede complexa de construção de significados, construída em uma constante tensão entre a cultura pessoal e a cultura coletiva. Nesta tensão, as trajetórias de vida dos casais são construídas, sobretudo, a partir do sentimento (campos afetivos), entendido como signo hipergeneralizado, que funciona como signo promotor na decisão de adotar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdoçãopt_BR
dc.subjectTrajetórias de Vidapt_BR
dc.subjectPsicologia Cultural Semióticapt_BR
dc.subjectModelo de Equifinalidade de Trajetória (TEM)pt_BR
dc.subjectAmostragem Historicamente Estruturada (HSS)pt_BR
dc.title“O filho adotivo não vem de fora, vem de dentro” : um estudo sobre trajetórias de vidas e a construção de significados sobre a decisão de adotar na perspectiva da psicologia cultural semióticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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