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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10210

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dc.contributor.advisorFerreira, Sandra Patrícia Ataíde -
dc.contributor.authorPontual, Emanuelle Viana-
dc.date.accessioned2015-03-03T19:15:23Z-
dc.date.available2015-03-03T19:15:23Z-
dc.date.issued2013-01-31-
dc.identifier.citationPONTUAL, Emanuelle Viana. Produção de sentido em teatro do oprimido : uma experiência de construção do modelo de cena de teatro fórum com um grupo de idosas. Recife, 2013. 157 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas , Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10210-
dc.description.abstractO Teatro Fórum é uma das modalidades de Teatro do Oprimido em que os participantes espectadores/atores são convidados ao final da apresentação do modelo de cena a interferir no andamento desta e encontrar uma solução ao problema proposto pelos atores. Neste teatro o signo linguístico é constantemente utilizado para a produção de sentidos, de modo que se torna uma permanente construção, modificando-se de acordo com os diversos contextos sociais em que é apresentada. Segundo Vygotsky os sentidos são produzidos através da interação entre emoção e significado me um contexto histórico e cultural. À luz da teoria de Vygotsky, podemos compreender não só o Teatro Fórum, mas o Teatro do Oprimido como um todo, como parte de um rico processo de formação e criação de sentidos. Vygotsky afirma que os sentidos das palavras são reelaborados pelas necessidades do contexto em que aquele discurso se insere. Partindo desses pressupostos, podemos analisar o Teatro Fórum como um tipo de espetáculo/jogo em que atores e espectadores produzem sentidos em uma situação/problema até a chegada de uma solução viável a todos. Com base nesses pressupostos, a pergunta a ser respondida com o presente estudo é: como ocorre a produção de sentido na elaboração de um modelo de cena de Teatro Fórum. O objetivo geral da pesquisa é verificar como a atividade do teatro contribui para a produção de sentidos acerca da opressão de uma mãe que deseja a paz na família em um grupo de idosas durante a criação do modelo de cena de Teatro-Fórum. Os objetivos específicos da presente pesquisa são: (i) identificar os sentidos gerados com a montagem do modelo de cena do Teatro Fórum; (ii) compreender o contexto criador do modelo de cena; (iii) enumerar que emoções são utilizados para criação do modelo; (iv) comparar os sentidos presentes no discurso das participantes antes e depois dos ensaios. Os participantes da presente pesquisa foram quatorze mulheres ligadas a um Posto de Saúde da Família da zona norte da cidade do Recife. O grupo foi dividido em duas equipes encarregadas de construir desenhos acercas das histórias. Foi gerado um modelo de cena que apresenta uma mãe com problemas de relacionamento entre um casal de filhos. Posteriormente, os ensaios foram gravados e transcritos. A análise foi feita com base nos núcleos de significação de Aguiar e Ozella (2006). Os aspectos analisados foram o sentido dos conflitos em família no dia-a-dia da mãe e as mudanças ocorridas na auto conceituação à partir da mudança dos sentidos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subjectProdução de Sentidopt_BR
dc.subjectFormação de Conceitopt_BR
dc.subjectTeatro do Oprimidopt_BR
dc.subjectTeatro Fórumpt_BR
dc.titleProdução de Sentido em Teatro do Oprimido: Uma Experiência de Construção do modelo de cena de Teatro Fórum com um Grupo de Idosaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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