Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10195
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, Glória | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Elaine Nunes de | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-03T18:55:18Z | - |
dc.date.available | 2015-03-03T18:55:18Z | - |
dc.date.issued | 2013-01-31 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, E.N. Entrando no ritmo: a música na relação entre a criança “autista” e a fala do Outro. Recife: UFPE,2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10195 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar se a música, especificamente na sua dimensão descontínua, isto é, o ritmo, constitui meios de evocar, na criança com autismo, fragmentos da fala do outro. Logo, com a contribuição dos teóricos psicanalíticos, caminhamos por temas que abordam a linguagem, da relação do Outro com a criança, do autismo e as relações entre a música, o ritmo e a criança com essa patologia. Para tal, foi utilizado, nesta pesquisa, o método de Estudo de Caso, porque sua proposta metodológica foi compatível com os objetivos deste estudo. Os dados que foram analisados e discutidos, foram filmados, transcritos e cedidos por outra investigadora. Esses registros pertencem ao Banco deDados do CEMPI - Centro Médico Psicopedagógico Infantil. Utilizamos a transcrição das sessões de filmagem da criança a ser acompanhada, porém valorizamos as manifestações rítmicas como também as produções verbais e não-verbais do sujeito, relacionadas a essas manifestações. Todos os registros foram autorizados pelos pais das crianças e pela instituição. Participou desta pesquisa um sujeito, que no período das filmagens, tinha a idade de 11 anos e havia sido diagnosticado “autista”. O estudo constatou que, no momento de uma sessão terapêutica, as palavras de uma canção retornaram na verbalização da criança analisada,passando a fazer parte de jogos ritmados e de “conversas”. Sendo assim, tais palavras se movimentaram, circularam de uma cena a outra e se transformaram nas manifestações verbais do menino, em meio a vários outros tipos de manifestações, como por exemplo: as ecolalias, as manifestações verbais incompreensíveis, os movimentos corporais e verbalizações desarticulados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Outro | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Ritmo | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.title | Entrando no ritmo: a música na relação entre a criança “autista” e a fala do Outro | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Elaine Nunes Biblioteca Central.pdf | 658,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons