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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1009

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLincoln Carneiro Leão de Mattos, Pedro pt_BR
dc.contributor.authorRogério dos Santos Barbosa, Fábiopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:06:58Z-
dc.date.available2014-06-12T15:06:58Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationRogério dos Santos Barbosa, Fábio; Lincoln Carneiro Leão de Mattos, Pedro. A evolução da relação contratual entre consultor e cliente em uma pequena empresa, como busca do entendimento, à luz da teoria habermasiana : um estudo de caso reflexivo. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1009-
dc.description.abstractEsta dissertação analisa a evolução de uma relação contratual de prestação de serviços organizacionais entre um consultor o próprio pesquisador e seu cliente, em uma pequena empresa da Região Metropolitana do Recife, entre janeiro e junho de 2006. O foco de interesse é a busca do entendimento, entendido à luz da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas. Alguns conceitos trabalhados por esse filósofo, como agir comunicativo, racionalidade comunicativa, mundo-da-vida, atos de fala, condições para o entendimento e pretensão de validez, possibilitaram compreender o sentido e os fatos do relacionamento entre consultor e cliente naquela pequena empresa, centrando-se na análise da linguagem, que é o lugar, por excelência, do entendimento. A estratégia de pesquisa utilizada foi a observação participante que proporcionou acesso à riqueza de fatos da relação contratual. Para enriquecer a interpretação e análise dos fatos ocorridos durante a prestação de serviços pelo consultor (o próprio pesquisador), foi adotada a Metodologia Reflexiva (ALVESSON; SKÖLDBERG, 2001), baseada na interpretação reflexiva, que foi neste estudo sistematizada em três níveis sucessivos. A conclusão central é que não existe uma receita de bolo , técnicas pré-estabelecidas nem fórmulas de sucesso para uma saudável relação contratual ganha-ganha em consultoria. O que existe é o amadurecimento e muito diálogo em busca do entendimento entre gestor e consultor. Opõe-se ao entendimento o uso estratégico da linguagem, aquele no qual o interlocutor é tratado apenas como meio ou obstáculo na busca dos próprios interesses. Ao contrário, descobriu-se que a prática da argumentação continua uma ação comunicativa, mesmo quando há desacordo. Imprescindível é realizar um acordo de objetivos a serem alcançados progressivamente como base de entendimento e este, de uma relação de confiançapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectServiços de consultoriapt_BR
dc.subjectEmpresas de consultoriapt_BR
dc.subjectRelações humanaspt_BR
dc.subjectComunicação interpessoalpt_BR
dc.titleA evolução da relação contratual entre consultor e cliente em uma pequena empresa, como busca do entendimento, à luz da teoria habermasiana : um estudo de caso reflexivopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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