Minha agência é a sua casa! : uma etnografia do sistema alternativo de viagens e turismo da Região Metropolitana do Recife

Idiomas

Busca avançada

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Wilfried Schröder, Peter pt_BR
dc.contributor.author Eduardo da Silva Leal, Rosana pt_BR
dc.date.accessioned 2014-06-12T15:03:38Z
dc.date.available 2014-06-12T15:03:38Z
dc.date.issued 2011-01-31 pt_BR
dc.identifier.citation Eduardo da Silva Leal, Rosana; Wilfried Schröder, Peter. Minha agência é a sua casa! : uma etnografia do sistema alternativo de viagens e turismo da Região Metropolitana do Recife. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/560
dc.description.abstract Esta pesquisa busca analisar, sob o ponto de vista antropológico, as lógicas sociais e simbólicas que envolvem as práticas alternativas de viagens e turismo da Região Metropolitana do Recife. Para tanto, focaliza o processo de elaboração, comercialização e consumo dos trajetos, considerando ainda os procedimentos operacionais, as trocas econômicas, os vínculos sociais e as experiências de viagem. O método etnográfico foi utilizado como principal instrumento de pesquisa, possibilitando acessar provedores, usuários, redes sociais, formas de divulgação e tipos de deslocamento. A etnografia foi desenvolvida durante o acompanhamento dos grupos, transformando os ônibus e meios de hospedagem em principais espaços para a observação participante e entrevistas. No decorrer do trabalho buscamos desenvolver reflexões teóricas acerca do papel econômico e sociocultural das viagens e do turismo no Ocidente, partindo do pressuposto que tais práticas são capazes de evidenciar estilos de vida, habitus de classe e modos de consumo, tornando-se um importante campo para se analisar a sociedade. Diante dos dados empíricos, percebemos que o sistema alternativo analisado representa um contraponto à racionalidade neoliberal da indústria do turismo, apresentando-se como forma de resistência à lógica da hospitalidade mercantil. Trata-se de um campo de ação social que promove, quase sem ser notado, um processo silencioso de democratização de viagens, refletindo formas de trabalho, lazer e sociabilidade pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Pernambuco pt_BR
dc.subject Antropologia do turismo pt_BR
dc.subject Viagens pt_BR
dc.subject Práticas alternativas pt_BR
dc.subject Periferias urbanas. pt_BR
dc.title Minha agência é a sua casa! : uma etnografia do sistema alternativo de viagens e turismo da Região Metropolitana do Recife pt_BR
dc.type Tese pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples


Compartilhe esta página