As práticas docentes de estratégias de leitura na educação infantil

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dc.contributor.advisor Leal Reis de Melo, Kátia pt_BR
dc.contributor.author Francisca Alves, Gilvania pt_BR
dc.date.accessioned 2014-06-12T17:18:20Z
dc.date.available 2014-06-12T17:18:20Z
dc.date.issued 2010-01-31 pt_BR
dc.identifier.citation Francisca Alves, Gilvania; Leal Reis de Melo, Kátia. As práticas docentes de estratégias de leitura na educação infantil. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4022
dc.description.abstract Este estudo enfoca um importante aspecto do processo de ensino da leitura: as estratégias de compreensão leitora inseridas nas práticas das docentes da educação infantil. Esta pesquisa teve como objetivo compreender como vem sendo trabalhadas essas estratégias pelas professoras dos Centros de Educação Infantil na prática de formação de leitores. A discussão gira em torno da leitura, importante temática para a produção científica e para a Educação Infantil, que se materializa na possibilidade desse trabalho ter início nessa etapa de ensino, promovendo uma reflexão sobre o ensino aprendizagem da compreensão leitora. O referencial teórico é o que toma como base a perspectiva sociointeracionista de leitura enquanto construção de sentido e significado interativo do sujeito com o texto. Desse modo, fomos buscar as contribuições de autores como: Terzi (1995), Colomer e Camps (2002) com o significado e sentido da leitura, em Leal e Melo (2002) a reflexão sobre a compreensão leitora, em Solé (1998) as estratégias de leitura e em Teberosky e Colomer (2003) os desafios voltados para o ensino aprendizagem da leitura. Abordamos a história da educação infantil, trazendo um breve histórico dessa educação em outras épocas, bem como a sua repercussão no contexto social brasileiro e, de modo particular, em Pernambuco. Como forma de aprofundamento das questões relativas à temática buscou-se, também, contextualizar esse ensino aprendizagem, apresentando os modelos e concepções do que é ler e o que são as estratégias de leitura, além de apontar os desafios para ensinar a ler. Para compor nossos dados, escolhemos como instrumentos metodológicos: a entrevista semiestruturada e a observação das salas de aulas. A análise e a interpretação dos dados revelaram que, as professoras da educação infantil, participantes dessa pesquisa, não só utilizam as estratégias de compreensão leitora antes, durante e após a leitura, mas o fazem de forma diversificada. Os resultados apontaram ainda, que elas usam mais as estratégias de compreensão leitora antes e durante, do que após a leitura. Nesse sentido, com base no suporte teórico estudado, essa prática desenvolvida por essas professoras, em que utilizam as estratégias de compreensão leitora, é um elemento importante para a formação do sujeito leitor. Por isso, acreditamos que este desafio deve ser iniciado desde a educação infantil pt_BR
dc.description.sponsorship Secretaria de Educação de Pernambuco pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Pernambuco pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Estratégias de compreensão leitora pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.title As práticas docentes de estratégias de leitura na educação infantil pt_BR
dc.type Dissertacao pt_BR


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