Monitoramento e avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no âmbito da UFPE – Campus Vitória de Santo Antão

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dc.contributor.advisor LUBAMBO, Cátia Wanderley
dc.contributor.author PENHA, Joicy Barbalho Pires
dc.date.accessioned 2016-03-02T18:37:38Z
dc.date.available 2016-03-02T18:37:38Z
dc.date.issued 2015-01-29
dc.identifier.uri http://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15612
dc.description.abstract Este trabalho aborda o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES cujas ações visam garantir a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presenciais das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES. O objetivo da pesquisa foi verificar como se tem dado o atendimento dos objetivos do Programa na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sob a ótica do beneficiário do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e da gestão do Programa no CAV e na UFPE. Foram verificados os mecanismos de acompanhamento e avaliação previstos e utilizados pela Universidade para o PNAES, considerando como público-alvo os atores institucionais e os beneficiários do Programa. Buscamos ainda identificar os indicadores e o processo de monitoramento e avaliação do PNAES previstos e utilizados pela UFPE, além de propor sugestões quanto aos mecanismos de monitoramento e avaliação do PNAES para o CAV / UFPE com criação e ajuste de indicadores. A pesquisa foi realizada em 5 fases, a saber: Análise da cobertura do PNAES em nível nacional, regional e local; Dimensionamento e caracterização do público beneficiado pelo PNAES no CAV; Identificação dos mecanismos de monitoramento e avaliação previstos para o PNAES no âmbito da UFPE com foco no CAV; Identificação dos mecanismos de monitoramento e avaliação previstos para os programas de natureza similar; Propostas / sugestões quanto aos mecanismos de monitoramento e avaliação do PNAES para o CAV / UFPE. A pesquisa de campo foi realizada por meio da aplicação de questionários para uma amostra representativa com 263 alunos beneficiários (equivalente a 32,71% do total de alunos beneficiários no CAV) e entrevistas com os atores institucionais. Os resultados foram analisados de forma descritiva e inferencial. O trabalho não buscou a análise do impacto ou efetividade do Programa, e sim, a descoberta de aspectos analíticos importantes que podem sugerir um monitoramento e uma avaliação mais efetiva na perspectiva de aprimoramento da política pública. pt_BR
dc.language.iso br pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Pernambuco pt_BR
dc.rights Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ *
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Administração Pública pt_BR
dc.subject Ajuda Federal ao ensino superior pt_BR
dc.subject ( Monitoramento & avaliação) pt_BR
dc.title Monitoramento e avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no âmbito da UFPE – Campus Vitória de Santo Antão pt_BR
dc.type Dissertacao pt_BR
dc.publisher.initials UFPE pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.degree.level mestrado pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordeste pt_BR
dc.description.abstractx This work paper addresses the National Program of Student Assistance – PNAES whose actions are intended to ensure the permanence of low-income students registered in undergraduate courses from Federal Institutions of college education – IFES. The objective of the research was to investigate how the programm's objectives at the Federal University of Pernambuco (UFPE) has been attend from the perspective of the recipient from Academic Centre of Victoria (CAV) and program management in the CAV and at university. Monitoring methods and evaluation used by the University for the PNAES were verified, considering managers and beneficiaries of the program as target public. We also seek identify indicators ,the monitoring process and evaluation of PNAES provided and used by UFPE. Besides proposing suggestions of monitoring mechanism and evaluation of PNAES to CAV / UFPE with setting indicators creation. The survey was conducted in five phases: PNAES coverage analysis at the national, regional and local level; dimensioning, characterization of Public benefited by PNAES on CAV; Identification of monitoring mechanisms and evaluation requirements for PNAES under the UFPE focusing on CAV; Identification of monitoring mechanisms and evaluation provided by similar programs; Proposals / suggestions of monitoring mechanisms and evaluation of PNAES for CAV / UFPE. The field research was taken through questionnaires to a representative sample with 263 beneficiaries students (equivalent to 32.71% of total students benefited in CAV) and interviews with managers. The results were analyzed to a descriptive and inferential form. This work paper did not seek to analyze the impact or program effectiveness, but the discovery of important analytical aspects that may suggest a more effective monitoring and evaluation perspective in the improvement of public policy. pt_BR


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