Treinamento em universidade corporativa e alinhamento estratégico: um estudo de caso em uma instituição financeira nacional

Idiomas

Busca avançada

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor FARIAS, Salomão Alencar de
dc.contributor.author MAGALHÃES NETO, José Bezerra
dc.date.accessioned 2015-03-11T19:35:37Z
dc.date.available 2015-03-11T19:35:37Z
dc.date.issued 2014-01-20
dc.identifier.uri http://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12087
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho foi verificar se o programa de treinamento para novos funcionários da universidade corporativa da empresa Alfa, está desenvolvendo competências alinhadas às estratégias da organização na ótica de alguns dos envolvidos no processo (gestores de agências e participantes do curso). Para tanto, buscou-se apoio teórico referente na literatura referente a treinamento, desenvolvimento de competências, universidade corporativa e alinhamento estratégico. A pesquisa teve caráter qualitativo descritivo, e quanto aos meios, o trabalho classificou-se como um estudo de caso único por tratar com base de análise em um programa de desenvolvimento de competências profissionais para funcionários recém-admitidos da empresa Alfa. A coleta de informações junto aos sujeitos envolvidos na pesquisa foi realizada por meio de roteiro de entrevista semiestruturado. Nesta pesquisa, o procedimento adotado para a análise dos dados, foi a análise de conteúdo. As respostas obtidas por parte dos administradores, mostraram que os funcionários participantes do treinamento ainda necessitam aprimorar melhor as competências profissionais que estão associadas ao Mapa Estratégico de Longo Prazo da empresa para o período 2010-2014, nas seis perspectivas analisadas. No entanto, na opinião dos funcionários participantes do treinamento, os resultados indicam que as competências profissionais estão devidamente solidificadas em suas ações, o que ajuda o crescimento e a competitividade da empresa. Referindo ao objetivo geral da pesquisa, tanto os administradores quanto os participantes do treinamento reconhecem a contribuição da educação corporativa para o alinhamento entre as competências profissionais e a estratégia da organização, percebendo fragilidades, limitações ou carências apontadas na pesquisa, que devem ser superadas pela universidade corporativa da empresa. pt_BR
dc.language.iso br pt_BR
dc.rights Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ *
dc.subject Treinamento pt_BR
dc.subject Universidade Corporativa pt_BR
dc.subject Desenvolvimento de Competências pt_BR
dc.subject Alinhamento Estratégico pt_BR
dc.subject Administradores de universidades - treinamento pt_BR
dc.subject Educação baseada na competência pt_BR
dc.subject Planejamento estratégico pt_BR
dc.title Treinamento em universidade corporativa e alinhamento estratégico: um estudo de caso em uma instituição financeira nacional pt_BR
dc.type Dissertacao pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil

Compartilhe esta página